A Educação de Jovens e Adultos, nesse contexto, se configura como alternativa aos alunos acima dos catorze anos e o desafio que se coloca é como garantir aprendizagem, socialização e permanência em seus espaços com o acionamento de recursos e adaptações necessários a essa implementação.
Desta forma, percebemos que a EJA é muito mais que escolarização; é também lugar de inclusão de jovens, adultos e idosos, espaço de encontros, reencontros e reconhecimento. Trata-se da dimensão social da aprendizagem que não tem feito parte do contexto de pandemia do Novo Coronavírus.
Dificuldades, como o acesso à internet, inviabilizam a modalidade de ensino voltada para a Educação de Jovens e Adultos – EJA. “A educação é um pilar importantíssimo para o desenvolvimento de uma nação. A educação foi uma delas. ...
Tem como objetivo ampliar as oportunidades de acesso à educação e de conclusão do Ensino Fundamental. O curso é presencial, tem duração de 4 anos e está dividido em quatro Etapas: Etapa Alfabetização (2 semestres), Etapa Básica (2 semestres), Etapa Complementar (2 semestres) e Etapa Final (2 semestres).
O programa foi criado por um Decreto nº 6093 de 24 de abril de 2007, e seu objetivo era a universalização da alfabetização de Jovens e Adultos, a partir dos 15 anos ou mais e foi realmente uma conquista porque ele passou a financiar a Educação de Jovens e Adultos que a vinha sendo sempre precária, por parte do governo.
A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade presencial ou a distância em que é possível concluir os estudos tanto do ensino fundamental quanto o do médio. O EJA é presencial e divido em duas etapas. Os módulos têm a duração de 6 meses, o que representa anos e séries do ensino regular.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino destinada a garantir os direitos educativos dessa numerosa população com 15 anos ou mais que não teve acesso ou interrompeu estudos antes de concluir a Educação Básica. ... E a Emenda Constitucional nº 59 de 2009 ampliou esse direito ao Ensino Médio.
Qualquer pessoa com 18 anos ou mais e que tenha concluído o Ensino Fundamental pode se inscrever para realizar o EJA. Então basta procurar uma unidade de educação com essa modalidade e ver como se matricular.
O EJA é destinado para alunos de até 15 anos, quando se trata do ensino fundamental e alunos até 18 anos, quando se trata do ensino médio. Lembrando ainda, que tudo isso é ofertado. Ou seja, a pessoa não vai pagar nada para realizar a prova de nível e posteriormente fazer o EJA 2020.
Um dos benefícios da EJA é a flexibilidade de tempo. O curso é mais rápido do que o ensino regular. O ensino fundamental inteiro pode ser concluído em dois anos, enquanto o ensino médio leva um ano e meio.