Introduzir a sonda em uma das narinas pedindo ao paciente que degluta - introduzir até a marca do adesivo; 10. Aguardar a migração da sonda para duodeno, encaminhar ao Raio-X para confirmação do local da sonda; 11.
Para verificar se a sonda está no local: Injetar 20 ml de ar na sonda e auscultar com esteto, na base do apêndice xifóide, para ouvir ruídos hidroaéreos; 14. Colocar a ponta da sonda no copo com água - se tiver borbulhamento está na traquéia.
Para verificar se a sonda está no local:
► Medir a sonda da ponta do nariz ao lóbulo da orelha até o apêndice xifóide e daí mais 3 cm marcando com esparadrapo. ► Lubrificar a ponta da sonda. possível) deglutindo a sonda quando passar pela faringe. Pode haver náuseas e vômitos, portanto deixe-o repousar alguns minutos.
Já as para adultos têm de 91 a 150cm de comprimento e entre 10, 12 e 15Frde diâmetro. Cabe ressaltar que a de 12Fr são as mais comuns e a escolha docalibre da sonda dependerá do tipo da dieta (quanto mais viscosa maior deveráser o calibre da sonda), da via de administração, idade e estrutura corpórea dopaciente.