A Cidade Sitiada (1949) Laços de Família (1960) A Maçã no Escuro (1961) A Legião Estrangeira (1964)
Suas principais obras são: “Perto do coração selvagem” (1944), “Laços de família” (1960), “A maçã no escuro” (1961), “A legião estrangeira” (1964), “A paixão segundo G.H.” (1964), “Felicidade clandestina” (1971), “Água viva” (1973) e “A hora da estrela” (1977).
Clarice Lispector é a principal representante da tendência intimista da terceira fase modernista brasileira. “Não tem pessoas que cosem para fora? Eu coso para dentro.” O questionamento do ser, o intimismo, o peso existencial são temas abordados pela escritora através do fluxo da consciência ou do monólogo interior.
"Ler Clarice, como ler qualquer boa literatura, é transformar a vida. É poder viver a partir da nossa vidinha única muitas outras vidas e descobrir muitas outras coisas que nos ampliam a humanidade. Ler Clarice, particularmente, é se conhecer melhor.
Na literatura, a epifania pode ser considerada a forma de se mostrar um conceito. Também é entendido, para o autor, como a maneira de expor claramente suas ideias ao interlocutor, ou seja, tornar suas ideias inteligíveis.
Clarice Lispector (1920-1977) foi um dos maiores nomes da literatura brasileira do Século XX. Com seu romance inovador e com sua linguagem altamente poética, sua obra se destacou diante dos modelos narrativos tradicionais. Seu primeiro livro, “Perto do Coração Selvagem” recebeu o Prêmio Graça Aranha.
Chechelnyk, Ucrânia
Numa cerimonia simples, sem discursos, na qual a família chegou até a dispensar a presença do grão-rabino Henrique Lemle, substituido pelo cantor-mór Joseph Aronsohn, a escritora e jornalista Clarice Lispector - ela completaria anteontem 53 anos de idade - foi sepultada ontem no Cemitério Comunal Israelita, no Caju.
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Clarice Lispector nasceu em 10 de dezembro de 1920 em Chechelnyk, na Ucrânia. Sua família tinha origem judaica e emigraram para o Brasil em março de 1922, fixando-se na cidade de Maceió, Alagoas.
Pedro Gurgel Valente
9 de dezembro de 1977
56 anos (1920–1977)
Pedro Gurgel Valente
Perto do Coração Selvagem
Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920. Aos dois anos de idade, em 1922, a autora migrou para o Brasil devido à Guerra Civil Russa, que provocou a falência da família de Lispector, assim como por motivos de perseguição religiosa – a família era judia.
Prova disso é que a crítica, com o surgimento de Clarice Lispector no cenário literário brasileiro, manifestou-se relacionando a jovem estreante com alguns grandes nomes da literatura mundial como o irlandês James Joyce e a escritora inglesa Virgínia Woolf.
Clarice Lispector (1920-1977) foi uma importante escritora brasileira. Sua produção marcou a literatura do século XX e seu estilo intimista popularizou as narrativas psicológicas no Brasil. Lispector é um marco em nosso Modernismo e suas obras continuam entre as mais lidas no país.
Como despedida do público e da vida, a escritora publicou seu último romance, A Hora da Estrela, dois meses antes de morte. Clarice não chegou a ver que este se tornou o mais conhecido de seus romances. "É curioso pensar que A Hora da Estrela foi a despedida de Clarice. O livro foi o seu testemunho, de vida e de morte.
Faleceu em 1977, um dia antes de completar 57 anos, em decorrência de um câncer de ovário. Deixou dois filhos e uma vasta obra literária composta de romances, novelas, contos, crônicas, literatura infantil e entrevistas.
Perto do Coração Selvagem
10 de dezembro de 1920