EQST

Qual A Relaço Do Direito Tributrio Com A Contabilidade?

Qual a relação do direito tributário com a contabilidade?

De maneira geral, podemos dizer que o direito tributário é a base de sustentação da contabilidade tributária. Trata-se do conjunto de leis que regula a arrecadação e a fiscalização dos tributos, mediando a relação entre estado e contribuintes.

Qual a importância do direito tributário para a contabilidade?

Assim, o direito tributário é um ramo do direito que é responsável por definir como serão arrecadados e fiscalizados os tributos dos cidadãos (contribuintes). Entretanto, este assunto tende a receber pouca ênfase na faculdade de contabilidade, mas é essencial para o cotidiano dos contabilistas.

Qual a relação do Direito Tributário com o direito constitucional?

Os princípios constitucionais que incidem diretamente no campo tributário são mesmo princípios constitucionais tributários, comandos da tributação, mas além dêsses, há princípios puramente políticos, de garantias, e que estão relacio- nados por suas conseqüências, com o Direito Tributário.

Quais são os principais objetivos da contabilidade tributária?

Seu objetivo é encontrar alternativas para reduzir a carga tributária e cumprir as obrigações acessórias exigidas pelo fisco. A contabilidade tributária é a área de atuação do contador que se dedica à gestão tributária das organizações.

O que é contabilidade tributária e qual seu objetivo?

O objetivo da Contabilidade Tributária é apurar com exatidão o resultado econômico do exercício social, demonstrando de forma clara e sintética, para, em seguida, atender de forma extra contábil as exigências, como por exemplo, das legislações do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social ...

O que é a legislação tributária?

A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes.

Qual a diferença entre legislação tributária e lei tributária?

Lei e legislação tributária Em sentido material, a lei é o ato jurídico normativo que contém uma regra de direito objetivo, dotado de hipoteticidade, é uma prescrição jurídica hipotética. No direito tributário é utilizada no sentido restrito, significando regra jurídica de caráter geral e abstrato.

Quais as funções da administração tributária?

A administração tributária consiste nos atos de fiscalizar os contribuintes e de inscrever em dívida ativa os devedores a fim de tornar possível execução fiscal do valor.

Quem exerce a administração tributária no Brasil?

Quanto à administração tributária o foco recai sobre a Secretaria da Receita Federal, pois esta instituição é responsável pela maior parcela da arrecadação tributária no Brasil.

Quem administra os tributos?

O controle da administração fiscal tem caráter de obrigatoriedade. A administração tributária no Brasil é realizada pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, e em âmbito estadual ou municipal, pelas Secretarias da Receita dos Estados e Secretarias de Receitas Municipais.

O que é uma fiscalização tributária?

A fiscalização tributária visa averiguar a regularidade no cumprimento das obrigações tributárias por parte dos contribuintes. Este procedimento é realizado pela autoridade administrativa. Para tanto, o contribuinte deve fornecer à Administração os livros e documentos necessários.

O que é fiscalização tributária municipal?

Departamento de Fiscalização Tributária é o órgão da Secretaria Municipal de Finanças que tem por objetivo dirigir as atividades de fiscalização dos tributos que competem ao Município arrecadar.

O que que é fiscalização?

Fiscalização refere-se às atividades da administração pública e de seus agentes visando a se fazer cumprir as obrigações legais da sociedade.

Qual o ato inicial de uma fiscalização tributária?

A fase não contenciosa, em geral, inicia-se com a lavratura do Termo de Início de Fiscalização. É por meio desse documento que os agentes administrativos dão início à verificação dos livros e demais documentos fiscais do contribuinte para averiguar se ele está agindo nos moldes determinados pela legislação pertinente.

Como atender a fiscalização tributária?

O profissional que atende à fiscalização deve ser prestativo, considerando a ação fiscalizadora de maneira profissional. Também precisa estar pronto para dar esclarecimentos, dando equilíbrio no embate entre o fisco e o contribuinte, sem argumentar de forma contundente ou desequilibrada.

Qual a finalidade da fiscalização como um dos elementos da administração tributária?

Em suma, o objetivo da fiscalização tributária é a correta aplicação da lei tributária, devendo o fisco exigir do contribuinte o devido cumprimento das normas, mediante seu enquadramento na legislação pertinente. ... Estes têm o dever de exibi-los, sempre que solicitado pelos agentes do fisco.

O que é procedimento de fiscalização da Receita Federal?

Receita Federal esclarece procedimentos de investigação e análise de contribuintes pela Fiscalização. ... Todos os procedimentos de investigação e análise de contribuintes pela Fiscalização têm motivação técnica e impessoal e destinam-se a verificar a existência ou não de indícios de inconformidade tributária.

Qual a função do fiscal de tributos municipais?

Fiscalizam o cumprimento da legislação tributária; constituem o crédito tributário mediante lançamento; controlam a arrecadação e promovem a cobrança de tributos, aplicando penalidades; analisam e tomam decisões sobre processos administrativo-fiscais; controlam a circulação de bens, mercadorias e serviços; atendem e ...

O que é um tributo municipal?

TRIBUTOS MUNICIPAIS correspondem aos tributos cobrados pelos municípios no Brasil: ISS (ou ISSQN), ITBI, IPTU, Contribuições de Melhoria, Taxas de Alvará/Licenciamento e Taxa de Coleta de Lixo.

Quanto ganha um auditor fiscal de tributos municipais?

Média salarial do auditor fiscal Auditores fiscais têm remuneração inicial que vai de 10 mil reais até quase 20 mil reais, dependendo do âmbito (municipal, estadual, federal) e do local de atuação.

Quanto ganha um fiscal tributário municipal?

No cargo de Fiscal Tributário se inicia ganhando R$ 1.

Quanto ganha um fiscal concursado?

Quanto ganha um Agente Fiscal de Rendas?