EQST

Qual O Formato Das Plaquetas?

Qual o formato das plaquetas?

As plaquetas, também conhecidas como trombócitos, são pequenos fragmentos citoplasmáticos anucleados dos megacariócitos, com várias organelas citosólicas (THRALL, 2007), com formato discóide (disco achatado) quando circulam pelo sangue e com formato esférico quando estão desempenhando sua função na hemostasia.

O que significa presença de plaquetas agregadas?

Os agregados plaquetários, em grande parte dos casos também se deve a demora na coleta e ativação das plaquetas no interior da seringa ou do frasco de coleta, porém algumas doenças como as hemoparasitoses, podem desencadear esse processo.

O que são as plaquetas qual sua função como ocorre sua formação?

As plaquetas correspondem a um dos fragmentos celulares, também denominados trombócitos, presentes no sangue de mamíferos, tendo origem a partir de células da medula óssea (megacariócitos). A principal função das plaquetas está relacionada à formação de coágulos, auxiliando de forma indireta na defesa do organismo.

Qual a função do tecido hematopoiético e como ele se divide?

O tecido hematopoiético (do grego hematos, sangue, e poese, formação, origem) é um tipo de tecido conjuntivo responsável pela produção de células sanguíneas e da linfa, e se localiza no interior de alguns tipos de ossos. ... Esse tecido é o precursor da medula óssea vermelha.

O que é o sistema hematopoiético?

O Sistema Hematopoiético é responsável pela hematopoiese, ou seja, pela produção das células sanguíneas e é composto basicamente pela medula óssea e órgãos linfoides (baço, timo, linfonodos, entre outros).

Quem exerce a função de neutralização de microrganismos impedindo a fixação dele nos tecidos?

Os neutrófilos e os macrófagos têm participação importante na defesa contra esses agentes desde que as bactérias sejam susceptíveis a substâncias produzidas por essas células, a exemplo do NO e do peróxido de hidrogênio.

Como ocorre a destruição intracelular dos microrganismos?

Ocorre através da ação dos componentes da imunidade do organismo, através de fagocitose pro exemplo, algumas células de defesa liberam antígenos que atuam nos receptores de membrana dos micro-organismos, provocando assim alterações intracelulares nesses que levam a morte.