A Ecologia preocupa-se com os seres vivos do planeta e suas relações entre si e com o meio. Assim sendo, a Ecologia faz um estudo não só da parte biológica, mas também de fatores químicos e físicos. É uma ciência complexa e ampla que nos permite entender perfeitamente o funcionamento do planeta.
Veja alguns dos principais tópicos estudados em ecologia:
A Ecologia é a área da Biologia responsável por estudar as relações que seres vivos estabelecem entre si e com o meio em que vivem. Ecologia é um termo derivado do grego que é formado pela junção das palavras “oikos”, que significa casa, e “logos”, que significa estudo.
A Ecologia é uma parte importante da Biologia, sendo fundamental para entender como os organismos se comportam, como se relacionam com outros (relações ecológicas) e como o meio ambiente influencia em sua distribuição e abundância.
Ecologia estuda a ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações como o meio ambiente onde vivem. É uma palavra que deriva do grego ,onde ¨oikos¨ significa casa e ¨logos¨ significa estudo. ... A Ecologia também se encarrega de estuda a abundância e a distribuição dos seres vivos no planeta Terra.
A ecologia é o ramo da biologia que estuda a interação entre os seres vivos e o ambiente em que vivem. O termo é uma derivação das palavras gregas Oikos (casa) + Logos (estudo), que significa “estudo da casa” ou “estudo do habitat dos seres vivos”.
O principal foco da biologia da conservação é a compreensão e a manutenção da diversidade genética, já que ela fornece o potencial adaptativo e evolutivo de uma espécie. Deste modo, o conhecimento da diversidade genética de uma espécie é primordial para as ações de conservação e manejo.
Conservação, nas leis brasileiras, significa proteção dos recursos naturais, com a utilização racional, garantindo sua sustentabilidade e existência para as futuras gerações. Já preservação visa à integridade e à perenidade de algo. O termo se refere à proteção integral, a “intocabilidade”.
Objetivos da conservação A conservação da natureza consiste essencialmente em proteger as populações de espécies animais e vegetais, bem como preservar a integridade ecológica do seu habitat natural ou de substituição (como sebes, pedreiras, escombreiras, albufeiras ou outros habitats artificiais).
Os projetos de conservação de espécies são realizações das políticas e estratégias de conservação. Os dados coletados e sistematizados auxiliam na tomada de decisão para aperfeiçoar os processos de conservação das espécies.
A conservação do solo e a proteção de recursos naturais podem ser definidas como um conjunto de atividades de múltiplos significados. É uma modalidade de relação homem/meio físico que procura mitigar os impactos ambientais causados pela ocupação e uso das terras.
A importância de preservar a natureza. Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais, A ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e os meios onde vivem.
O objetivo do programa de Uso Sustentável dos Recursos Naturais é desenvolver e fazer o marketing de produtos de base florestal ou pesqueira, agregando valor na base da pirâmide produtiva e garantindo a conservação da biodiversidade e o manejo sustentável dos recursos naturais.
Os recursos naturais são essenciais para a manutenção da vida, pois suprem as necessidades humanas. Encontrados na natureza, esses recursos podem ser ou não renováveis. Os recursos naturais são elementos essenciais à existência do ser humano e à manutenção da vida.
Resposta. Resposta: Recursos naturais são elementos da natureza que são úteis ao ser humano para cultivo, para a vida em sociedade, no processo de desenvolvimento da civilização, ou para sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Podem ser renováveis, como a energia solar e a do vento.
Recursos naturais são elementos da natureza que são úteis ao ser humano para cultivo, para a vida em sociedade, no processo de desenvolvimento da civilização, ou para sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Podem ser renováveis, como a energia solar e a do vento.
Basicamente, a gestão de recursos consiste em metodologias e ações para conscientizar pessoas e empresas sobre a exploração excessiva da natureza e seus recursos. ... A importância da gestão de recursos naturais está exatamente na capacidade de aliar o desenvolvimento e o progresso, sem deixar de preservar a natureza.
Sustentabilidade econômica Fundamenta-se na gestão responsável dos recursos naturais, de modo a desenvolver métodos produtivos mais eficientes, com o consumo cada vez menor deles, mas sem comprometer o crescimento econômico. A utilização de transportes alternativos contribui para a sustentabilidade do planeta.
A gestão ambiental ou gestão de recursos ambientais é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, incluindo fontes de energia, renováveis ou não.
Existem diferentes formas de aproveitar os recursos naturais, tais como: a prática da agricultura, caça, pesca, extrativismo mineral e vegetal, entre outras atividades socioeconômicas.