Explicação. No argumento por exemplificação, o argumentador baseia a tese ou conclusão [C] em exemplos representativos [D], os quais, por si sós, já são suficientes para justificá-la [J].
Argumento de Exemplificação ou Ilustração: A exemplificação consiste no relato de um pequeno fato (real ou fictício). Esse recurso argumentativo é amplamente usado quando a tese defendida é muito teórica e carece de esclarecimentos com mais dados concretos.
A argumentação é um recurso que tem como propósito convencer alguém, para que esse tenha a opinião ou o comportamento alterado. ... No momento da construção textual, os argumentos são essenciais, esses serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa ideia e convencer o leitor de que essa é a correta.
Tese é a parte mais importante de um texto argumentativo. Ela é o posicionamento crítico do autor. ... Logo, de forma resumida, ao construirmos um texto dissertativo-argumentativo, estamos apresentando a nossa opinião sobre determinado tema e desenvolvendo ideias que possam fundamentar o nosso ponto de vista.
Todo e qualquer texto argumentativo, como já dito, visa ao convencimento de seu ouvinte/leitor. Por isso, ele sempre se baseia em uma tese, ou seja, o ponto de vista central que se pretende veicular e a respeito do qual se pretende convencer esse interlocutor.
A tese nada mais é do que a apresentação do tema a ser discutido e a sua opinião sobre ele. Pense assim, o seu leitor não faz ideia do assunto que será abordado – por mais que ele seja o corretor e já tenha decorado a proposta –, por isso você precisa informá-lo sobre o que será dito.
A tese jurídica é o resultado do trabalho do Advogado de estabelecer uma ligação entre: a) um procedente jurisprudencial relativamente seguro e que sirva de solução para um determinado problema jurídico; b) uma oportunidade de mercado que apresente um problema que possa ser resolvido por esse procedente.
Introdução. É a parte do texto em que se coloca a ideia-chave, o assunto da dissertação. A partir da ideia principal é que se desenvolve o resto do texto, onde você pode justificar e apresentar fatos que comprovem sua tese. Atenção: A tese não deve ser confundida com o tema.
Considere alguns pontos fundamentais de como fazer introdução da dissertação de mestrado
O TCC deverá conter no mínimo 21 laudas contadas a partir da folha de rosto, tendo a parte textual (Introdução, desenvolvimento e conclusão) um mínimo de 15 laudas.
30 páginas
Como fazer uma introdução de TCC em 7 passos
Como fazer a introdução de TCC passo-a-passo?