A apoptose promove a ativação de vias bioquímicas dentro das células, denominada via das caspases, proteínas responsáveis pela clivagem de diversos substratos celulares, levando as células à morte.
Quando temos uma infecção, há um estímulo para aumentar a produção de leucócitos, a fim de combater determinado agente causador da infecção. Porém, após a eliminação do patógeno, esse grande número de leucócitos deve reduzir. E, então, essas células entram em apoptose, e há o retorno à homeostasia, ao equilíbrio.
Apoptose é uma forma de morte celular programada, ou "suicídio celular". É diferente de necrose, na qual as células morrem por causa de uma lesão. A apoptose é um processo ordenado, no qual o conteúdo da célula é compactado em pequenos pacotes de membrana para a "coleta de lixo" pelas células do sistema imunológico.
A apoptose é, de fato, responsável pelo desenvolvimento embrionário dos diversos seres vertebrados. Ela mantém o equilíbrio do organismo, defendendo-o contra as células prejudicadas por vírus e que são estranhas para o corpo do indivíduo.
As funções do citocromo c englobam sua participação como transportador de elétrons na cadeia respiratória mitocondrial e agente promotor de apoptose por mecanismo intrínseco que envolve seu release desta organela e consequente atuação citoplasmática como ativador da cadeia de caspases.
A apoptose pode ser descrita em uma seqüência de etapas facilmente identificadas ao microscópio de luz: 1ª Etapa: A cromatina, inicialmente esparsa e em transcrição, começa um processo rápido de condensação e inativação.
Quanto à lesão celular, morte celular, inflamação e readaptação, é correto afirmar que: A privação do oxigênio celular (hipóxia) também pode ser chamada de isquemia. A hipóxia/isquemia é a perda do suprimento sanguíneo por redução do fluxo arterial ou da drenagem do tecido afetado.
São características da apoptose, EXCETO: ... morte celular passiva, sem gasto de energia. afeta células isoladas.
A descamação é basicamente a morte celular de células que se soltam do seu substrato natural, geralmente isso ocorre em células epiteliais, como as células da pele, dos vasos e lúmen intestinal.
Necrose Liquefativa: Geralmente associada a infecção por micróbios que acabam atraindo células de defesa para o local da lesão. No meio da batalha (inflamação), muitas células são destruídas, comidas (fagocitadas) e digeridas, dando ao tecido necrótico, uma consistência mole e sem forma, geralmente composta por pus.