A Política Nacional do Idoso, promulgada em 1994 e regulamentada em 1996, assegura direitos sociais à pessoa idosa, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade e reafirmando o direito à saúde nos diversos níveis de atendimento do SUS (Lei nº 8.
PORTARIA Nº 2.
1º A política nacional do idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. ... 2º Considera-se idoso, para os efeitos desta lei, a pessoa maior de sessenta anos de idade.
A Política Estadual de Saúde do Idoso, tem por objetivo garantir a Atenção Integral à Saúde das pessoas com 60 anos ou mais, promovendo a manutenção da capacidade funcional e da autonomia, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável.
Serão criadas diretrizes do Programa Vida Saudável na modalidade Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa para atuação conjunta da Secretaria Especial do Esporte e da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social, com o objetivo de definir a forma de implantação e desenvolvimento dos núcleos nos municípios.
- Cuidado Seguro à Pessoa Idosa Hospitalizada; - Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa; - Estratégias de prevenção das principais síndromes geriátricas (queda, delirium, risco nutricional, lesão por pressão, broncoaspiração, contenção mecânica, imobilidade e iatrogenia medicamentosa);
Resposta. letra certa é E - No atendimento, o profissional deve ter atitude de acolhimento, escuta ativa e ambientação.
De forma resumida, as linhas de cuidado procuram organizar de forma lógica a distribuição dos serviços de saúde que são ofertados, pensando no fluxo capaz de atender os usuários e direcionar os processos de trabalho de forma eficiente e eficaz.
Abaixo seguem as Políticas Publicas Setoriais para idosos no Brasil na seguinte ordem: Políticas de Saúde, Política de assistência social, Políticas de trabalho, previdência e seguridade social, e finalmente as Políticas de esporte, turismo e lazer e educação para os idosos.
“A violência contra a pessoa idosa acontece de várias formas, os tipo são: violência física, psicológica; institucional, patrimonial e sexual, também a negligência, o abuso financeiro e discriminação”, exemplificou Sabrina.
A proteção social: saúde, previdência e atenção à população idosa. 33 O processo de envelhecimento populacional acarretará fortes impactos nas áreas da saúde, previdência social e cuidado com a pessoa idosa.
Resposta. Aposentadoria e pensionista; Passagem de transporte público gratuito, (desde que tenha CPF em mãos, comprovando que tenha mais de 65 anos); Filas de estabelecimentos preferenciais.
Respeito e integração social; Participação cívica e emprego; Comunicação e informação; Apoio da comunidade e serviços de saúde.
Da análise de conteúdo, podemos constatar que as necessidades dos idosos são múltiplas: de acessibilidade aos cuidados e serviços de saúde, falta de apoios sociais, inexistência de equipamentos na comunidade, habitação desadequada, recursos económicos escassos, levam a que este grupo seja descriminado /isolado da ...
A pessoa enfrenta a violência dos serviços públicos, a violência urbana e até a violência familiar”. A população brasileira está envelhecendo muito depressa e isso tem um custo pelo fato dos país não estar preparado, não ter políticas públicas adequadas para essa população específica.