Os artistas modernistas que ganharam destaque no primeiro momento do movimento foram os integrantes do chamado Grupo dos Cinco. O grupo era formado por Mário de Andrade (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954), Menotti Del Picchia (1892-1988), Tarsila do Amaral (1886-1973) e Anita Malfatti (1889-1964).
Na Geração de 1930, a literatura passou a se voltar mais à realidade social brasileira, e sua prosa dividiu-se em três vertentes. A prosa regionalista inspirou-se no regionalismo nordestino, mostrando problemas sociais decorrentes da crise. ... Já a prosa intimista representava uma inovação do período.
O “Romance de 30” reúne diversas obras de caráter social da segunda fase do modernismo no Brasil (1930-1945). Influenciados pelo movimento Neorrealista, esses romances são chamados de romances neorrealistas ou romances regionalistas. Isso porque abordam aspectos de algumas regiões do país, como a seca do Nordeste.
Ainda que estivessem características das vanguardas europeias, o evento buscava apresentar uma arte mais brasileira (brasilidade). Por esse motivo, a primeira fase modernista priorizou temas pautados no nacionalismo, portanto na cultura e na identidade do Brasil.
O modernismo no Brasil foi um movimento artístico, cultural e literário que se caracterizou pela liberdade estética, o nacionalismo e a crítica social.
A prosa modernista da “Geração de 45” se divide urbana, regionalista e intimista. A obra de Clarice Lispector (1920-1977) é excelente representante da prosa intimista com obras como “A Cidade Sitiada” (1949), “A Paixão Segundo GH” (1964) e “A Hora da Estrela” (1977).
Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles e Guimarães Rosa fazem parte do grupo de escritores da nova geração da literatura brasileira. Saiba mais sobre as características da 3ª fase do modernismo e seus respectivos autores.
Contexto Histórico O momento em que surge a terceira geração modernista no Brasil, é o período menos conturbado em relação às outras duas gerações. Ou seja, é a fase de redemocratização do país, visto que em 1945 termina o Estado Novo (1937-1945) que fora implementado pela ditadura de Getúlio Vargas.
trineto/trineta: filho/filha do bisneto ou da bisneta (terceira geração de netos); tetraneto/tetraneta: filho/filha do trineto ou da trineta (quarta geração de netos);
A chave para um ótimo início na história da família é ter as quatro gerações completas na sua árvore familiar. Uma vez que tenha feito isso, as primeiras 15 pessoas, incluindo você e seus pais, são contados.
Além da explicação acima, “geração” pode também significar pessoas que sucederam os seus pais e nesse sentido, podemos dizer que uma geração pode ter um tempo de 25 anos. Nos últimos anos, com avanço da tecnologia e novos estudos, estima-se que a duração de uma geração reduziu para 10 anos.
Contam-se, na linha reta, os graus de parentesco pelo número de gerações, e, na colateral, também pelo número delas, subindo de um dos parentes até ao ascendente comum, e descendo até encontrar o outro parente. O referido Artigo qualifica como "parentes em linha reta" os ascendentes e os descendentes.
Como construir a árvore genealógica
A sua árvore genealógicaÉ gratuito e fácil! A história da sua família começa com a árvore genealógica e é fácil criar uma no MyHeritage. Comece consigo e adicione os nomes datas, forografias e histórias dos seus parentes. Partilhe então a nova árvore com a sua famíla.