Durante a metáfase, os cromossomas migram para o plano equatorial da célula, dispondo-se com os centrómeros para o centro e os braços para fora e formando a placa equatorial.
Resposta. todos os seres vivos pluricelulares e os unicelulares que se reproduzem por bipartição. Os pluricelulares realizam mitose para crescimento do organismo e os unicelulares como forma de reprodução.
A mitose é também o mecanismo de reprodução assexuada presente em diversos organismos pluricelulares. ... Já na mitose, propriamente, há quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
No final da mitose, após a fase de telófase, inicia-se a separação do citoplasma. O processo de divisão do citoplasma é denominado citocinese e ocorre de maneira diferente nas células vegetais e animais.
A mitose ocorre sem centríolos. A partir de certos locais, correspondentes ao centrossomos, irradiam-se as fibras do fuso. Uma vez que não há centríolos, então não existe áster. Por esse motivo, diz-se que a mitose em células vegetais é anastral (do grego, an = negativo);
Mitose em células animais Nas células animais a citocinese ocorre por estrangulamento da membrana plasmática. Esse estrangulamento ocorre de fora para dentro, em virtude do que a citocinese animal é dita centrípeta. ... A participação dos centríolos classifica a mitose como cêntrica, a do áster como astral.
Nas células vegetais, que se caracterizam por apresentar uma parede celular rígida, a citocinese não ocorre por estrangulamento. ... Posteriormente ocorre a formação das paredes celulares de cada nova célula, que cresce da parte central para a periferia.