O hormônio LH também é chamado nos homens de hormônio estimulador das células intersticiais ou ICSH. Esse hormônio estimula a célula de Leydig, também chamada de célula intersticial, a liberar testosterona, que reforçará a ação do FSH na espermatogênese e determinará o desenvolvimento dos órgãos sexuais.
HORMÔNIO FSH E LH. O FSH (hormônio folículo estimulante) e o LH (hormônio luteinizante) são produzidos pela hipófise e regulam a atividade dos ovários e testículos. O hormônio folículo-estimulante (FSH) estimula a secreção de estrogênio, responsável pelo desenvolvimento e maturação dos folículos ovarianos.
FSH significa hormônio folículo-estimulante (Follicle-stimulating hormone). Produzido na hipófise, o FSH é o responsável por estimular o funcionamento dos ovários nas mulheres e dos testículos nos homens, ajudando na regulação da maturação puberal, da liberação dos hormônios sexuais e dos processos reprodutivos.
O FSH e o LH, por sua vez, estimulam os ovários, respectivamente, na maturação dos óvulos e na ovulação. O estradiol e a progesterona têm ação sobre o útero, preparando-o para implantação do óvulo fecundado.
A progesterona é o principal hormônio de uma classe de hormônios chamados progestágenos. Os progestágenos são hormônios sexuais (como estrogênios e androgênios), o que significa que eles afetam o desenvolvimento sexual durante a puberdade e estão envolvidos no processo de reprodução.
Estrógeno e progesterona É responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas e pelo controle do ciclo menstrual. A progesterona é produzida pelo corpo lúteo (estrutura que se forma a partir do folículo) e, juntamente como estrógeno, atua nas diversas fases do ciclo menstrual.
A progesterona tem o papel fundamental de evitar a gravidez através da inibição da ovulação. O estrogênio controla o ciclo menstrual, ou seja, garante uma boa previsibilidade da menstruação. O que muda entre as pílulas combinadas são a quantidade e os tipos de hormônio.
Durante o ciclo menstrual saudável, a função da progesterona é de tornar as células que revestem a parede do útero ativas, alterar e irrigar os vasos sanguíneos do endométrio e com isso preparar o útero para receber o embrião. A atuação da progesterona ocorre conjuntamente com um outro hormônio feminino, o estrogênio.
O estrogênio ou estrógeno é um hormônio sexual feminino produzido mais intensamente pelos folículos do ovário. Ele começa a ser produzido na adolescência e continua até a menopausa.
Fadiga, irritabilidade, alterações imunológicas, disfunção da tireóide, aumento do risco de certos tipos de câncer, candidíase são questões frequentemente associadas ao aumento exagerado do estrogênio.
O estradiol é uma forma muito importante do hormônio estrogênio no organismo, que tem o papel de influenciar o desenvolvimento de caracteres sexuais das meninas, mas que, quando está elevado pode dificultar o desenvolvimento dos meninos.
Nas mulheres, o estrogênio alto pode causar uma série de desconfortos, tais como dores nas mamas, alterações de humor, retenção de líquido e ganho de peso, que pode evoluir para problemas de saúde mais graves, como diabetes, hipertensão arterial e síndrome metabólica.
Durante esta fase da vida, é possível fazer um tratamento natural, recorrendo ao consumo de alimentos com fitoestrogênios, que são substâncias naturais semelhantes ao estrogênio, e que estão presentes em alimentos como a soja, a linhaça, o inhame ou a amora, por exemplo.
FEMOSTON® 1/10 é uma Terapia de Reposição Hormonal (TRH) que contém dois tipos de hormônios femininos, um estrogênio chamado estradiol e uma progesterona chamada didrogesterona.
Além da soja e da linhaça, outros alimentos que também são fontes de fitoestrógenos são:
Este medicamento é destinado ao tratamento dos sintomas vasomotores moderados a intensos associados à menopausa; prevenção e controle da osteoporose, tratamento da atrofia vaginal e vulvar, tratamento do hipoestrogenismo devido a hipogonadismo, remoção cirúrgica dos ovários ou insuficiência ovariana primária e ...