Esta condição pulpar denota estágio avançado de inflamação. A polpa está sob agressão, e apenas a remoção do agente patogênico não basta para cessar a dor, ou seja, a polpa não apresenta condições de voltar ao estado de normalidade após a remoção da causa.
(1999) a pericementite apical aguda é uma inflamação localizada no ligamento periodontal na região periapical. O exame radiográfico mostra pouca variação, indo do normal a um espessamento do pericemento apical.
A Pericementite pode apresentar-se espontaneamente como consequência de uma infecção profunda da polpa dental, provocada por uma técnica operatória inadequada, resultado de infecção periodontal avançada ou ser produzida por agudização ou agudecimento de um processo crônico preexistente.
Periodontite Apical Aguda é uma resposta inflamatória aguda no ligamento periodontal. Esta é caracterizada por aumento da permeabilidade vascular, com consequente edema, que leva ao aumento da pressão hidrostática tecidual. Como resultado, fibras nervosas são comprimidas gerando dor (LOPES; SIQUEIRA, 2004).
O especialista em periodontia explica que a doença em seu estágio avançado é tratada no consultório pelo dentista com remoção do tártaro que fica por baixo da gengiva, aderido à raiz do dente. “Muitas das vezes, o paciente pode necessitar de uma cirurgia para essa correção”, esclarece.
Em exames de imagens, o granuloma periapical apresenta-se radiolúcido na região apical do dente, podendo apresentar também um halo radiopaco, sendo ele descontínuo. Sua radiolucidez é baixa, de forma oval ou circular, podendo ser aproximadamente 5 mm em seu maior eixo.
Pequena formação patológica, geralmente de natureza inflamatória, constituída por tecido de granulação de natureza específica ou não específica. Formação inflamatória constituída por pequenos gomos de tecido conjuntivo, rico em capilares, que se forma na superfície de uma lesão em cicatrização.
A paniculite nodular piogranulomatosa estéril (PNPE) é uma inflamação do panículo adiposo. Manifesta-se pela presença de lesões nodulares profundas em áreas específicas ou generalizadas. As causas podem ser multifatoriais ou idiopáticas e o paciente apresenta dor, febre, letargia e anorexia.