Curso de Administração Sistemas e Serviços de Saúde recebe novas turmas anualmente. ... O foco é a formação de profissionais que poderão atuar no planejamento, execução e avaliação de sistemas administrativos de saúde pública e privada, bem como no desenvolvimento de políticas públicas na área da saúde.
É planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos, de forma eficiente e eficaz, para alcançar objetivos e metas definidas. O objeto de estudo da administração é a atividade organizacional, considerando as relações existentes entre as organizações e seus ambientes.
Na enfermagem, a gestão ou gerenciamento do cuidado é aplicada à articulação entre as dimensões gerencial e assistencial no processo de trabalho do enfermeiro. ... Já a dimensão assistencial, define como foco de intervenção do enfermeiro, as necessidades do cuidado de saúde com a finalidade de atendê-las de forma integral.
Alguns instrumentos são utilizados nessa função como: organogramas, manuais, fluxogramas, regimentos. 3 – Direção – inclui a liderança, condução, orientação e motivação dos profissionais para um propósito comum, a comunicação e o gerenciamento de conflitos e mudanças.
Os conhecimentos de administração favorecem ao enfermeiro na adoção de uma metodologia gerencial capaz de tornar o processo de trabalho operacionalmente racional, além de contribuírem na adoção de posturas que podem ser identificadas nas diferentes abordagens administrativas (COSTA, 2009).
O gerenciamento do cuidado implica tê-lo como foco das ações profissionais e utilizar os processos administrativos como tecnologias no sentido da sua concretização, por meio de ações diretas com os usuários ou por intermédio de delegação e articulação com outros profissionais da equipe de saúde.
Os principais desafios para o gerenciamento são a superlotação de unidade, a manutenção da qualidade do cuidado e a utilização da liderança como instrumento gerencial.
Respeitar o paciente e praticar um atendimento humanizado Demonstrar respeito e preocupação pelo paciente é, talvez, a habilidade mais importante de um profissional da área da saúde. Isso porque ele deverá lidar com pessoas que estão doentes, com dores e, por isso, angustiadas e fragilizadas física e emocionalmente.
1. Gostar de atender pessoas. As profissões da área da saúde cuidam e atendem pessoas. Para isso, é necessário ter um bom relacionamento interpessoal, ou seja, saber ouvir e conversar com o próximo, prezar pelo respeito e ter habilidade para lidar com diferentes pessoas.
Comunicação eficaz. Para que os profissionais da área da Saúde possam atender pessoas e cuidar bem delas, é essencial ter um bom relacionamento interpessoal. Isso significa que você deverá ouvir o próximo e conversar com ele, ter habilidade para lidar com diferentes pacientes e prezar pelo respeito.
Escolher a área da saúde permite lidar diretamente com vidas. Seja em resgate ou na manipulação de fórmulas para prevenção de doenças, o objetivo desse profissional é promover saúde. O encanto está justamente na oportunidade de ajudar o próximo por meio de experiências vivenciadas e aprendidas em sala de aula.
O profissional da área da saúde é uma pessoa que trabalha em uma profissão relacionada às ciências da saúde.
médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (ex.
Thaisy – Enfermagem é a arte do cuidar, de humanizar, de dar assistência e de se colocar no lugar do paciente, além de dar todo o apoio e suporte no tratamento, na socialização, na readaptação do individuo e do ambiente.
O enfermeiro trabalha junto com outros profissionais de saúde, como médicos e nutricionistas, mas pode trabalhar sozinho em ambulatórios de atenção primária (aquelas não tão graves). Resumindo bastante, a função de um profissional da enfermagem é ser o facilitador dos processos dentro de uma unidade de saúde.
A constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma: “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. Uma implicação importante dessa definição é que a saúde mental é mais do que a ausência de transtornos mentais ou deficiências.
O serviço de enfermagem de um hospital é o órgão ou departamento que congrega todo o pessoal de enfermagem, definindo a filosofia e os pressupostos que norteiam a assistência de enfermagem naquela organização.
A Enfermagem surgiu antes mesmo de Cristo – ainda que à época não tivesse esse nome técnico. Sua origem aponta para o trabalho de homens e mulheres abnegados que cuidavam do bem-estar dos enfermos, tentando garantir a eles uma situação digna, de saúde básica e de sobrevivência.
A organização da Enfermagem na Sociedade Brasileira começa no período colonial e vai até o final do século XIX. A profissão surge como uma simples prestação de cuidados aos doentes, realizada por um prupo formado, na sua maioria, por escravos, que nesta época trabalhavam nos domicílios.
A arte do cuidar interiorizada nos seres humanos traz dentro de si um enfermeiro ou parte integrante da origem da enfermagem desde os primórdios da humanidade, que aos poucos foi agregando conhecimentos até o surgimento da precursora da enfermagem moderna Florence Nightingale personagem importante para o direcionamento ...