Em 1500, quando o Brasil foi descoberto pelos europeus, estima-se que a costa oriental da América do Sul era habitada por cerca de dois milhões de indígenas, do norte ao sul. ... decorrentemente a de maior presença, com influência no mameluco, no mestiço, no luso-brasileiro que nascia e no europeu que se fixava».
Resposta. Resposta:A sua formação resultou de um longo processo, de conquistas de terras, iniciado pelos portugueses a partir de 1500, que foram se apropriando das terras que hoje constituem o Brasil,em que viviam cerca de 4 milhões de pessoas, que foram chamados pelos europeus de indígenas.
Daí, vieram os baderneiros. As coisas eram melhores antigamente. Havia menos violência, as pessoas se respeitavam mais, não questionavam umas às outras, viviam felizes e em paz.
Resposta. O substrato básico da cultura brasileira formou-se durante os séculos de colonização, quando ocorre a fusão primordial entre as culturas dos indígenas, dos europeus, especialmente portugueses, e dos escravos trazidos da África subsahariana.
E tudo começou numa quarta-feira, dia 22 de abril de 1500, quando o almirante português Pedro Álvares Cabral chegou com sua esquadra à terra onde viviam os índios Tupiniquim. Na língua deles, o lugar chamava-se Pindorama, Terra das Palmeiras.
História do Brasil. O nome do Brasil foi simbolicamente relacionado à natureza e à paisagem brasileira pelos portugueses que colonizaram o país. Assim que chegaram ao território brasileiro em 1500, os viajantes portugueses estiveram diante de uma terra que inicialmente para eles era uma ilha.
São Paulo, segunda, 14 de abril de 1997. Ilha de Vera Cruz foi o primeiro nome dado ao Brasil. Isso porque a expedição de Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que se supunha ser a verdadeira (vera) cruz em que Cristo fora crucificado.
Os portugueses deram outros nomes à terra brasileira antes de se chamar Brasil: Ilha de Vera Cruz e Terra de Santa Cruz. O nome Brasil, foi escolhido por causa da madeira pau- brasil, que aqui era encontrada em grande quantidade.
Pindorama (nome dado pelos índios antes de 1500); Terra de Vera Cruz (1500 a 1501); Terra de Santa Cruz (1501 a 1503); Brasil (1503 a 1824);
Etimologia. Existem duas hipóteses etimológicas para a palavra "Pindorama": viria do tupi pindó-rama ou pindó-retama, "terra/lugar/região das palmeiras"; viria da junção do tupi pin'dob ("palmeira") com "-orama" ("espetáculo"), significando, portanto, "espetáculo das palmeiras".
Antes disso, porém, os nativos – chamados de índios pelos portugueses –, denominavam aquela terra como Pindorama, que em língua tupi significa “terra das palmeiras”. ... Aqueles que trabalhavam com a extração de pau-brasil foram chamados, desse modo, de brasileiros.
Antes de receber o nome de Brasil nosso país teve oito nomes:
Estados Unidos do Brasil - Em 1889, após a república ser proclamada por Deodoro da Fonseca, esse foi o nome oficial adotado. República Federativa do Brasil - Instituído pela Constituição de 1967, mantida pela Emenda Constitucional nº 1, outorgada pela junta militar de 1969, e pela constituição de 1988.
Nomes do Brasil - Pindorama até República Federativa. Pindorama. Assim os índios chamavam essas terras quando Cabral chegou. Segundo Theodoro Sampaio, o termo da língua tupi pode ser traduzido como o país das palmeiras.
Vermelha cor de brasa, a madeira do Pau-Brasil deu origem ao nome do nosso país. Os índios chamavam a árvore de Ibirapitanga, que em tupi-guarani significa “árvore vermelha” (ybirá, árvore e pitanga, vermelho). ... Assim a árvore deu nome ao país, Brasil.
Considera-se que a adoção de tal nome tenha relação com a adesão ao ideal republicano que levou à criação dos Estados Unidos da América, no qual as Treze Colônias independentes entre elas e ligadas ao Império Britânico, formaram uma união federativa, ao passo que o Brasil durante o Império era um Estado unitário ...
Um nome pessoal ou nome completo o conjunto de nomes pelos quais um indivíduo é conhecido e que pode ser recitado como um grupo de palavras, entendendo que, juntos, eles todos se relacionam com esse indivíduo. Em muitas culturas, o termo é sinônimo de "nascimento" e "nomes legais" do indivíduo, visto abaixo.