A principal diferença entre investimentos e custos é que o primeiro é um tipo de gasto que tem a expectativa de trazer retornos em um curto, médio ou longo prazo. ... Os custos, também, são um tipo de gasto, mas o conceito se refere aos valores necessários para produzir bens e serviços.
I- entende-se como atividades de custeio as contratações diretamente relacionadas com as atividades comuns que apoiam o desempenho de suas atividades institucionais.
Material Direto é o custo de qualquer material diretamente identificável com o produto e que se torne parte integrante deste. Exemplos:- matéria-prima, material secundário, embalagens. Matéria-prima é o principal material que entra na composição do produto final. Ela sofre transformação no processo de fabricação.
Materiais auxiliares: Aqueles que sofrem o desgaste e função da produção de bens, que estão diretamente ligado ao processo produtivo mas não compõem o produto final. Além disso, temos também aqueles itens consumidos na prestação de serviços.
41), o material direto, é o custo de qualquer material que pode ser diretamente identificado no produto, de forma que faz parte dele. As matérias-primas, os componentes adquiridos prontos, as embalagens e outros materiais usados na produção são apropriados aos produtos por seu valor de compra.
– Você pode se perguntar. Bom, esses gastos são chamados de despesas diretas, pois estão relacionadas diretamente ao processo de venda – o nosso objeto de estudo -, podendo variar em cada transação. Já os salários, encargos e outras despesas gerais são chamadas de despesas indiretas.
-Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços. Os custos diretos tem a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. ... Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência.
São exemplos de custos indiretos: instalação do canteiro de obras, custos com a administração local, aluguel da sede da empresa, mobilização e desmobilização do canteiro, seguros e despesas tributárias. Estes são considerados no BDI.
Como calcular o BDI conforme recomendações do TCU
Benefícios e Despesas Indiretas