Basicamente ela funciona como uma promessa de pagamento: seria como “vender fiado”, mas da maneira correta e formalizando a obrigação oficial. A nota promissória para veículos é feita por um devedor ao beneficiário e, para cobrá-la, não é necessária Nota Fiscal caso a cobrança seja feita no prazo descrito.
substantivo feminino Título de promessa de pagamento, emitido por uma pessoa, instituição ou empresa, em que o devedor se compromete a pagar ao credor o valor correspondente à dívida registrada nesse título; promissória: eles assinaram um contrato de compra e venda e foi emitida uma nota promissória no valor combinado.
3 anos
Saiba como preencher corretamente uma Nota Promissória
Se o pagamento for parcelado, por exemplo em 5 vezes, serão preenchidas cinco notas promissórias, sendo que nesse campo ficará a seguinte identificação: 1/5, 2/5, 3/5, 4/5 e 5/5. Escreva a data do vencimento da nota promissória: dia, mês e ano. Exemplo: 28 de setembro de 2018.
Toda duplicata deve, obrigatoriamente, conter:
A duplicata é um documento nominal que simboliza os papéis representativos de uma obrigação por parte do comprador. A duplicata é extraída de uma fatura, na qual esta fatura deverá conter as informações referentes as mercadorias vendidas ou os números e valores das notas fiscais pertinentes.
Basicamente são dois os tipos de duplicatas existentes e possíveis:
A estrutura de uma duplicata deve ser composta por:
A duplicata é um título de crédito que comprova um acordo entre comprador e vendedor. É um documento que funciona como uma forma facilitada de pagamento. Ela serve para pagar faturas e contas sem notas fiscais.
Em norma aprovada recentemente, o Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentaram a emissão da duplicata eletrônica – um título de crédito que o vendedor de mercadorias e serviços emite para registrar que tem um valor a receber do comprador.
A diferença está na inscrição do documento no banco emissor – enquanto o boleto registrado exige que qualquer alteração na forma de pagamento seja repassada ao banco, o boleto sem registro não tem suas informações acompanhadas pela instituição financeira, o que reduz as taxas e oferece maior flexibilidade às empresas.
Nosso número. Outro campo obrigatório é chamado de nosso número. Ele é a identificação única do boleto no software emissor deste documento. É por meio dele que é possível relacionar o boleto ao pagador e também ao emitente.
Agência do código do cedente (beneficiário) Esse código varia de acordo com o padrão do banco, mas é composto, em geral, pelo número da carteira, agência, conta e dígito.
O que é sacador avalista no boleto Sacador avalista é o nome da empresa que realizou a venda responsável pela emissão do boleto, caso o cedente seja um banco ou a intermediadora de pagamentos dessa empresa.