Émile Durkheim
Os principais pensadores da sociologia são Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Porém antes de ser nomeada como sociologia, por Augusto Comte, alguns pensadores anteriores desenvolveram estudos que influenciaram a fundação desta ciência.
Resposta. Resposta: Ação social, classe social e solidariedade orgânica.
Auguste Comte,Karl Marx,Émile Durkheim,Max Weber.
Resposta: Os pensadores clássicos da sociologia são o filósofo e economista alemão Karl Marx, o sociólogo francês Émile Durkheim e o sociólogo, teórico político alemão Max Weber.
Os maiores escritores brasileiros de todos os tempos
Índice
Quem são os principais sociólogos?
Quais foram as primeiras e fundamentais questões que os sociólogos pioneiros do século XIX tiveram que enfrentar e por quê? R: As primeiras questões que os sociólogos tentaram responder foram relativas a identificação e a definição dos fatos sociais e ao método mais apropriado de investigação.
Com objetivos diferentes – de revolucionar, manter, combater ou reformar a nova ordem nascente – estes teóricos criavam um conhecimento que serviria de ferramenta para interferir na realidade. Destacamos nessa primeira fase de consolidação da Sociologia as obras de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber.
Theodor W. Seu pensamento é considerado um dos mais complexos do século XX. Na obra abaixo, escrita a quatro mãos com Max Horkheimer, Adorno critica a razão instrumental e a lógica cultural do sistema capitalista.
Gilberto Freyre é sem dúvida reconhecido como um dos maiores nomes da Sociologia no Brasil.
Florestan Fernandes
Gilberto Freyre
Nas décadas de 1950 e 1960, os principais temas das pesquisas sociológicas estavam ligados ao trabalho no campo e nas indústrias, as relações de desigualdade e exploração nas relações de trabalhistas, a dependência econômica do mercado externo, a reforma agrária e o fortalecimento de movimentos sociais.
A Geração de 1930 é conhecida como o conjunto de representantes literários que fizeram parte da Segunda Geração do Modernismo brasileiro (de 1930 até 1945). ... Dentre os principais nomes da Geração de 1930, podemos destacar: Carlos Drummond de Andrade (na poesia); Vinícius de Moraes (na poesia);
Principais autores da Terceira Fase
Autores da Segunda Fase do Modernismo no Brasil. A produção literária do segunda fase do movimento modernista no Brasil (1930-1945) é encabeçada na poesia por Murilo Mendes, Jorge de Lima, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes.
→ Principais autores e obras
A segunda geração modernista ou segunda fase do modernismo representa o segundo momento do movimento modernista no Brasil que se estende de 1930 a 1945. ... Chamada de “Geração de 30”, essa fase foi marcada pela consolidação dos ideais modernistas, apresentados na Semana de 1922.
A história oficial da arte brasileira considera a Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo no ano de 1922, como o ponto de partida do Modernismo no Brasil. Porém, nem todos os participantes desse evento eram modernistas: Graça Aranha, um pré-modernista, por exemplo, foi um dos oradores.
Os artistas modernistas que ganharam destaque no primeiro momento do movimento foram os integrantes do chamado Grupo dos Cinco. O grupo era formado por Mário de Andrade (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954), Menotti Del Picchia (1892-1988), Tarsila do Amaral (1886-1973) e Anita Malfatti (1889-1964).
Resposta. Resposta: a) Jorge Amado de Farias.
b) As principais características da poesia na segunda geração modernista foram o experimentalismo, a poesia social e o neobarroquismo, com forte influência no cultismo e no gongorismo. ... Assim, nos anos de 1930 a 1945, a poesia modernista consolidou-se e alargou seus horizontes temáticos.