Ela foi descrita como uma relação livre de opressão ou coerção; a ausência de condições incapacitantes para o indivíduo e para o cumprimento de condições propícias; ou a ausência de condições vividas de compulsão, por exemplo, compulsão econômica, em uma sociedade.
A ação política são ações conjuntas em prol a uma sociedade, município , estado ou até mesmo cidade.
Na Grécia antiga, havia uma clara separação entre a esfera privada (dominada pela ética) e a esfera pública (espaço dominado pela política). Os gregos se reconheciam como coletividade, o que permitia a eles trabalhar pelo bem comum. ... E o sentido da política é a liberdade, essa liberdade como ação de criar o possível.
Os filósofos gregos compreendiam a política como o ápice da realidade humana, como vida boa e virtuosa, a principal característica do homem livre. Acima da vida política está apenas a vida contemplativa, vivida pelos sábios, mas para os demais, o governo da cidade é o que há de melhor.
A liberdade é condição daquele que é livre, capacidade de agir por si mesmo. A liberdade é a expressão genuína da essência humana. É para alguns, sinônimo de autodeterminação, independência, autonomia. ... Sem dúvida há no conceito de liberdade o envolvimento com a consciência, poder, dever e identidade do ser humano.
Na Grécia Antiga, a liberdade era associada ao ato de pensar, de filosofar. A reflexão racional que o homem faz sobre seus desejos. Ser livre era ser mestre de si mesmo, ter domínio sobre suas ações. ... A profissão de “pensar” era um exercício de liberdade para os homens livres.