calcogênios
O oxigénio encontra-se no estado livre como componente do ar, do qual constitui cerca de 20% em volume. É o responsável por todos os processos de combustão e, por isso, é imprescindível para a vida. Uma quinta parte dos gases da atmosfera que rodeia a Terra é constituída por oxigénio.
O oxigênio fez duas ligações do tipo simples com cada hidrogênio, com isso os átomos adquirem configuração eletrônica de gás nobre, ou seja, oxigênio completa 8 elétrons na C.V. e cada hidrogênio fica com 2 elétrons na C.V. É o compartilhamento de 2 pares de elétrons e pode ser representada por um traço duplo ( ).
A partir da regra do octeto, o elemento oxigênio (O) pode realizar 02 ligações. Isso porque ele apresenta 06 elétrons em sua camada de valência e precisa receber 02 elétrons para se manter estável.
o nitrogênio(família 5A) faz 3 ligações covalentes, o fósforo(família 5A) faz 3 ligações covalentes , o enxofre(família 6A) faz 2 ligações covalentes.
Embora seja comum usar a expressão "ponte de hidrogênio" para este tipo de interação, tecnicamente, ela se refere mais adequadamente às ligações três centros dois elétrons.
A água, no exemplo, faz três ligações covalentes, formando a molécula H2O. O oxigênio tem 6é na última camada e precisa de 2é para ficar estável. O hidrogênio tem 1 é e precisa de mais 1é para se estabilizar. Sobram ainda dois pares de elétrons sobre o átomo de oxigênio.
Portanto os gases nobres não fazem ligações pois são estáveis com sua configuração, já os halogênios possuem 7 elétrons na camada externa, logo fazem 1 ligação (exemplo Cloro, liga ao Hidrogênio para adquirir configuração dos gases nobres, HCl).
Os halogênios são fortes oxidantes e reagem, principalmente, com os metais alcalinos (Família I A) que apresentam a tendência de doarem um elétron. Também reagem com os metais e os gases nobres (Família VIII A). Junto aos gases nobres, os halogênios são constituídos por não-metais (ametais).
Os mais importantes, por suas aplicações no cotidiano, são o cloro, o bromo e o iodo. Esse nome “halogênio” significa “formador de sais”.
Na tabela periódica, a família dos halogênios é composta pelos seguintes elementos: flúor, cloro, bromo, iodo e astato. Família dos Halogênios: conhecida também como VII A, é uma das mais conhecidas famílias da Tabela Periódica, os elementos que a compõe são: Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I), Astato (At).
Resposta: Todos os elementos deste grupo formam moléculas diatômicas, por exemplo, F2, Cl2, Br2, I2. Possuem a característica comum, de apresentarem 7 elétrons na camada de valência (última camada eletrônica) a partir da configuração eletrônica (np5).
Resposta. Os elementos da coluna 2A sao conhecidos como alcalinos terrosos dos quais Berílio(Be), Magnésio(Mg), Calcio(Ca), Estroncio(Sr), Bario(Ba) e Radio(Ra) fazem parte.
Haletos Orgânicos são compostos que derivam dos hidrocarbonetos pela substituição de átomos de hidrogênio por igual número de átomos de halogênio (F, Cl, Br, I), por isso recebem o nome de derivados halogenados. Os haletos se encontram em condições ambientes nas fases sólida, líquida ou gasosa.
Alguns compostos desse grupo são o clorofórmio, o DDT e os CFCs.
A ação do homem tem acelerado a degradação da natureza. Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos. Por isso, quando o assunto é sustentabilidade costumamos ouvir aquela frase: faça sua parte e contribua com a preservação do meio ambiente.
O ranking é seguido pela Danone, Mondelez, Procter & Gamble, Unilever, Perfetti Van Melle, Mars Incorporated e Colgate-Palmolive, todas ligadas a alimentação, higiene e produtos de limpeza doméstica.
México e Brasil, as duas maiores economias da região, foram também os maiores responsáveis por essas emissões. Individualmente, cada um dos países emitiu cerca de 5% do que a China lançou na atmosfera durante o ano passado.
indústria têxtil
A atividade industrial é uma das principais causadoras da poluição dos nossos corpos hídricos. Isso porque grandes indústrias despejam toneladas de resíduos tóxicos em rios, prejudicando o ecossistema e tornando a água imprópria para o consumo.