Para fazer alguma coisa a esse respeito, coloque em prática o conceito dos três “Rs” - reduzir, reutilizar e reciclar-, que inclui mudanças no comportamento para diminuir o impacto do lixo na natureza.
Reduzir, reutilizar e reciclar. Os três R's que podem fazer uma enorme diferença para o bolso e para o meio ambiente. ... Coisas muito simples podem ser feitas para diminuir o impacto ao meio ambiente proveniente de nossas ações, mas simples, o não quer dizer que seja fácil de fazer.
As palavras escolhidas para representar a proposta dos 4 R's da sustentabilidade foram: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Os 5 Rs consistem em cinco palavras: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Os 5 Rs mostram-nos como devemos agir para melhorar o meio ambiente. Repensar: Cada pessoa deve repensar suas práticas em relação ao meio ambiente.
Relembre as boas práticas 5R (Reduzir, Reciclar, Reutilizar, Recuperar e Reintegrar), e espalhe essa ideia! Reduzir o consumo desnecessário (e consequente geração de lixo) é o passo inicial e a medida mais racional, que traduz a essência da luta contra o desperdício.
Pratique os 7 Rs: repense, respeite, responsabilize-se, recuse, reduza, reaproveite e recicle. O dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho. O Instituto de Defesa do Consumidor dá algumas dicas de como colocar em prática os 7 Rs do consumo sustentável.
No entanto, cada iniciativa de mudança, independentemente da área, pode se beneficiar de uma abordagem estruturada para a gestão da mudança. Os 7Rs são (Origem ou quem levantou [Raiser], Razão, Retorno, Risco, Responsável, Recursos e Relacionamentos).
Os sete R's fazem parte de um processo educativo que tem por objetivo uma mudança de hábitos no cotidiano dos cidadãos e garantir um futuro melhor para todos nós. A questão-chave é levar o cidadão a repensar seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e evitando o desperdício.
Reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
É uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que pode ser reaproveitado na mesma ou para outras funções. Reutilizando materiais que seriam descartados para o aterro, você estará aumentando a vida útil deste material e também do local onde ele seria descartado.
Reduzir é inutilizar coisas desnecessárias,por exemplo,em vez de usar várias sacolas plásticas no supermercado,utilizar bolsas de feira ou caixas. Reutilizar é usar várias vezes algo,como,as sacolas de plástico para servirem como sacos de lixo.
Assim, o primeiro passo é tentar reduzir ao máximo. Em seguida, a reutilização de um produto deve ser aplicada sempre que possível. Por último, quando um material precisar ser realmente descartado, podemos aplicar a reciclagem. Reduzir consiste em diminuir o consumo de bens e serviços.
Os 3 R's da Sustentabilidade
Saco para os materiais recicláveis
Confira a seguir 6 formas de reduzir o lixo eletrônico:
Soluções para o Lixo Eletrônico Encaminhar os aparelhos eletrônicos para centros de reciclagem que fazem o trabalho de arrumar as unidades e encaminhar de novo ao comércio ou aos centros de crianças carentes. Um exemplo de ponto que aceita receber as unidades do gênero está no Museu do Computador, em São Paulo.
Existem pontos de entrega voluntária em locais como shopping centers, redes de supermercados, lojas de equipamentos eletrônicos e de materiais de construção, entre outros, onde é possível deixar o lixo eletrônico para que seja coletado por gerenciadoras de logística reversa e encaminhado para destinação correta.
Sete dicas para reduzir a geração de resíduos em casa