Vargas aboliu a Constituição de 1891, dissolveu os poderes legislativos, além de destituir os presidentes dos estados (os hoje atuais governadores de estado) e nomear interventores para ocupar esses postos. O objetivo era consolidar as alianças da Revolução de 1930, principalmente o exército.
As principais características do Governo Provisório são: Vargas nomeou interventores para cada estado, substituindo-se assim os governadores. ... Vargas acaba com a constituição brasileira e com o Congresso (dessa forma, Getúlio elimina sua oposição política).
Verificado por especialistas. Os principais acontecimentos que marcaram o Governo Vargas em 1930, 1934 e 1937, respectivamente, são a instituição do Governo provisório , do Governo constitucional e do Estado Novo.
A Reforma do Ensino Secundário de 1942, a Reforma Universitária, com a criação e padronização do sistema universitário público federal, a criação da Universidade do Brasil, a criação do Serviço Nacional da Indústria (Senai), em 1942, estão entre tais iniciativas.
Em 1930 que o governo Vargas criou o Ministério da Educação e Saúde Pública. No ano seguinte foi implantada a Reforma Francisco Campos, que organizou o ensino secundário e superior no Brasil.
Em 1930, uma série de leis regulamentou e padronizou o ensino em todo o Brasil. A educação elementar passou a ser dividida em fundamental, ginasial e supletiva.
Com a Revolução de 1930 muitas mudanças se operaram no Brasil. ... No mesmo ano, 1930, foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública, que devia cuidar especificamente desses assuntos. Já em 1931, houve a Reforma Francisco Campos, responsável pela divisão entre ensino secundário e superior no país.
O Ministério da Educação foi criado em 1930, logo após a chegada de Getúlio Vargas ao poder. Com o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública, a instituição desenvolvia atividades pertinentes a vários ministérios, como saúde, esporte, educação e meio ambiente. ... Até 1953, foi Ministério da Educação e Saúde.
A criação desse ministério representou um momento de valorização da educação que, até a Constituição de 1934, não era reconhecida como um direito de todos. ... Somente em 1995, no governo de Fernando Henrique Cardoso, o ministério tornou-se exclusivamente dedicado à educação.
14 de novembro de 1930