Massas de ar são grandes porções de ar que possuem condições internas de temperatura, pressão e umidade homogêneas. ... Nela, encontram-se basicamente três tipos distintos de massas de ar que se diferenciam conforme a latitude sobre a qual elas se formaram, podendo ser classificadas em equatorial, tropical ou polar.
As massas de ar diferem-se de acordo com o local de origem (continental e marítima), latitude (equatorial, tropical, ártica e antártica e polar) e temperaturas (quente e fria), a saber: Continental: Origina-se na porção continental sendo caracterizada pela baixa umidade, fato que as difere das massas de ar marítimas.
As massas de ar no Brasil são predominantemente quentes. Três delas são quentes e úmidas na sua origem (equatorial continental, equatorial atlântica e tropical atlântica), uma é quente e seca (tropical continental) e outra, fria e úmida (polar atlântica).
Resposta. Massas de ar são porções ou volumes da atmosfera que possuem praticamente as mesma características de pressão, temperatura e umidade por causa de sua localização e são bastante espessas e homogêneas.
As massas de ar se movimentam pela troposfera devido à diferença de pressão e temperatura caracterizando as áreas de alta e baixa pressão. As áreas de baixa pressão são áreas de grande nebulosidade e precipitação elevada devido ocasionada pela grande instabilidade atmosférica e ao fato de serem receptoras de ventos.
Massas de ar são porções ou volumes da atmosfera que possuem praticamente as mesmas características de pressão, temperatura e umidade por causa de sua localização e são bastante espessas e homogêneas.
Se uma massa de ar possui características particulares de temperatura e umidade, torna-se responsável pelo tempo e, portanto, pelo clima de uma área. Dependendo da estação do ano, as massas avançam para o território brasileiro ou dele recuam. Seus avanços ou recuos é que vão determinar o clima.
Sabemos que o ar da atmosfera não é homogêneo, ou seja, as suas características, como temperatura, umidade e pressão, não são iguais em todo o globo terrestre. ... Dessa forma, se uma dessas massas surge em uma região fria e úmida, ela será igualmente fria e úmida.
As massas de ar são classificadas de acordo com a latitude e as suas regiões de origem continental ou marítima. As massas de ar frio são as chamadas massas polares e as massas de ar quentes são denominadas massas de ar tropical. Massas de ar continentais são secas, enquanto que as marítimas são de monção úmida.
O encontro entre duas massas de ar de temperaturas diferentes dá origem a uma frente, ou seja, a uma área de transição entre duas massas de ar. ... Uma frente fria ocorre quando uma massa de ar frio encontra e empurra uma massa de ar quente, ocasionando nevoeiro, chuva e queda de temperatura.
Resposta. Resposta: Nem todas as massas sao quentes e nem frias pois DEZEMBRO é o mês da Chuva entao assim podemos dizer que nao, nem todas sao quentes e frias!
As principais massas de ar que influenciam o clima brasileiro são: Massa Equatorial Atlântica, Massa Equatorial Continental, Massa Tropical Atlântica, Massa Tropical continental e Massa polar Atlântica.
No Verão, as massas de ar mEa, mEc, mTa e a mTc são as que mais influenciam o clima brasileiro. Como essas massas são quentes e possuem muita umidade, essa estação é bastante quente e úmida.
Massa Polar Atlântica. Só vem durante o inverno, que é trago pelos mares litorâneas do país, com aspecto frio e úmido. O clima equatorial úmido. É definido pela massa de ar seca e quente, durante boa parte do ano na amazônia, intercalando secas e chuvas.
Resposta
As principais massas de ar que atuam no Sul são a Massa Tropical Continental (mTc), a Massa Tropical Atlântica (mPa) e a Massa Polar Atlântica.
A massa equatorial continental (mEc) é uma massa de ar de aspecto quente e úmido que é originada na região central do estado brasileiro do Amazonas.
Por exemplo: uma massa originada em uma zona muito fria e úmida será igualmente fria e úmida. O Brasil, assim, sofre as variações de cinco massas de ar diferentes: a massa Equatorial continental (mEc), Equatorial atlântica (mEa), Tropical continental (mTc), Tropical atlântica (mTa) e a Polar atlântica (mPa).
Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Resposta. Resposta: Secas, Chuvas, quedas na temperatura e etc..
O ar se desloca para onde a pressão é menor (onde tem uma coluna menor de ar acima do local) ou seja, de onde tem mais ar para onde tem menos. Por isso, as regiões altas, como em montanhas ventam tanto. E através da diferença de temperatura, o ar frio se desloca para baixo de onde está e o ar quente sobe.
Importância dos ventos O movimento do ar é fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra. Em geral, os ventos têm a função de levar ar frio para o Equador e ar quente para os polos, um equilíbrio essencial para as temperaturas não ficarem tão extremas nas áreas citadas.
As massas de ar têm elevado poder de promover modificações no clima terrestre de variadas regiões. Isso porque estas são responsáveis pelo processo de resfriamento das variadas zonas do planeta, bem como são as que determinam o aquecimento de demais regiões.
A previsão do tempo é ferramenta essencial no desenvolvimento econômico do país: na agricultura, na geração de energia em usinas hidrelétricas - que dependem do volume de água - e nas mais diversas atividades econômicas.
Quando a massa de ar frio é que provoca o recuo de uma massa de ar quente, formam-se então as frentes frias, provocando rápidas quedas de temperatura, com chuvas e trovoadas que podem ser bem rápidas, dependendo da velocidade com que a frente fria se desloca.
As massas de ar, podem ser frias ou quentes. As frias, deixam frio e seco pois elas nao permitem que uma grande quantidade de calor passe. As quentes aumentam a temperatura pois elas acumulam esse calor e abafam o clima, evaporando muita água, assim, o clima fica quente e úmido.