São íons que dissociam em um determinado solvente. Ao acontecer a reação entre o soluto e o solvente, haverá íons que não participará da reação, mesmo estando presente naquela solução, estes são os íons espectadores.
Para realizar o balanceamento de equações das reações de oxirredução com íons, é fundamental seguir alguns passos, como:
A autoionização é uma reação de autoprotonação. Nela uma molécula de uma substância doa prótons para outra molécula da mesma substância.
A ionização de um ácido é um processo químico que envolve a produção de íons quando um ácido é dissolvido em água, com a formação do cátion hidrônio (H+). A ionização dos ácidos é um fenômeno químico que ocorre com essas substâncias inorgânicas ao serem misturados com a água, o que resulta em uma mistura homogênea.
Um ácido será toda espécie química que sobre ionização liberando como único cátion o H+ em meio aquoso. Já as bases, sofrem dissociação liberando como único ânion o OH-. Essas definições para ácido e base foram dadas pelo cientista chamado de Arrhenius em 1884.
Os ácidos são espécies química que doam prótons (H+) . As bases são espécies químicas que, ao contrários do ácidos, recebem prótons (H+). as bases são capazes de doarem 'pares de elétrons'. O equilíbrio entre bases e ácidos origina substâncias neutras, exemplo: água mineral.
Para a Química, são substâncias que liberam íons H+ em uma solução aquosa, diminuindo seu pH. ... Quimicamente falando, ácidos são, segundo a teoria do químico sueco Svante Arrhenius, toda substância que, em solução aquosa, origina como único cátion o H+.