A origem da vida no Planeta Terra ocorreu primeiramente na água, em um primeiro momento surgiram seres primitivos, tais como as bactérias, algas e microrganismos, isso há cerca de 3,5 milhões de anos.
Os seres vivos obtêm energia por meio do alimento. Há uma relação entre os diferentes seres vivos e a forma como se alimentam. Um exemplo: os vegetais usam a energia da luz do sol para produzir o próprio alimento; um rebanho de bois se alimenta dos vegetais; as pessoas se alimentam dos vegetais e da carne do boi.
É durante a fotossíntese que ocorre uma série de reações químicas que transformam, através da energia solar, substâncias inorgânicas (água e gás carbônico), em orgânicas (glicose), produzindo o alimento necessário para a sobrevivência da planta, além de ser fonte de energia para os animais.
A quimiossíntese é um processo que utiliza substâncias inorgânicas e não necessita de luminosidade para ocorrer, sendo realizada por algumas bactérias autótrofas.
Os organismos quimiossintetizantes, também chamados de autoquimiossíntetizantes, são procariontes (bactérias e arqueias). Eles podem viver em ambientes com ausência de luz e matéria orgânica.