Friso do PartenonFídias
Por isso, a arte grega e em especial as esculturas pode ser dividida em três períodos: o dedálico, o arcaico e o clássico. O período dedálico foi de 650 a.C. até 600 a.C., e foi assim chamado em homenagem à Dédalo, um herói que teria sido o inventor da arte e da escultura.
A arte grega é marcada pela sua escultura, no final do século VII a.C. No Período Arcaico, eles começaram a esculpir e mostrar a influência que a escultura egípcia tinha sobre eles. Estátuas eram perfeitas. Inicialmente, o material era feito com mármore, cujo nome era Kouros, que significa homem jovem.
Métodos e Materiais. O bronze era o material de predileção dos gregos e, posteriormente, o mármore, o qual era rompido mediante a utilização de brocas, ferramentas de ferro e calços de madeira. Os membros eram esculpidos e somente depois fixados ao corpo.
As paredes das construções eram, muitas vezes, ostentadas por vários painéis pintados que apareciam até nas métopas dos templos, no lugar das esculturas. A arte na cerâmica proporcionou uma forma de realização da pintura grega.
Começando com um grande bloco de mármore, ele usa cinzéis adequados para obter a forma medindo o busto de argila com réguas e compassos. Uma vez que ele "desbastou" a maior parte do mármore e chega à forma básica da escultura, ele passa a usar grosas para suavizar as arestas.
A argila é um dos principais materiais empregados pelos escultores desde épocas antigas. Ela é fácil de obter e de usar.
Os mármores e granitos são rochas formadas dentro da terra por meio do esfriamento do magma. No interior da terra, após uma camada de manto, localiza-se uma profunda camada de rocha derretida formada através de reações dos elementos radioativos, que acaba por sofrer um processo de decomposição.
“Vi um anjo no bloco de mármore e simplesmente fui esculpindo até libertá-lo”. Michelangelo (1475-1564), embora pintasse magistralmente, além de compor e fazer projetos arquitetônicos, tinha como grande prazer artístico a escultura, e o mármore como paixão.
Considerada a terceira das artes clássicas, a escultura é a técnica de representar objetos e seres através da reprodução de formas. Utiliza-se de materiais como gesso, pedra, madeira, resinas sintéticas, aço, ferro, mármore e das seguintes técnicas: cinzelação, fundição, moldagem ou a aglomeração de partículas.
Renascimento
Enquanto a Igreja estabelecia padrões, pregando Deus como o centro do universo, os humanistas defendiam o antropocentrismo e à busca pela verdade. Assim, Michelangelo, um dos principais artistas da época, manifestou em obras sacras, os ideais deste movimento, caracterizando uma nova concepção sobre a vida humana.
a- antropocentrismo (o homem no centro): valorização do homem como ser racional. Para os renascentistas o homem era visto como a mais bela e perfeita obra da natureza. ... Por essa razão apreciavam a beleza do mundo e tentavam captá-la em suas obras de arte.
Figura serpentinata é uma expressão italiana que significa "figura em forma de serpente", usada para designar uma forma ou estilo representativo da figura humana nas artes visuais. A crer em Giovanni Lomazzo, foi cunhada por Michelangelo.
Resposta. Sobre renascimento, obras marcadas pela a riqueza de detalhes e reprodução dos traços humanos, pois ele era um autor bastante detalhista na configuração das figuras humanas.
Os principais temas retratados pelos artistas renascentistas diziam respeito a aspectos artísticos e sociais. As principais características das obras renascentistas são o naturalismo, a presença de inovações, muito contraste entre luz e sombra e abordar temas políticos, sociais, econômicos e artísticos.
Principais obras
Confira abaixo suas principais obras.
Os pintores mais famosos do mundo e suas pinturas mais conhecidas
Resposta. Obra de arte é uma criação humana com objetivo simbólico, belo ou de um conceito determinado. Exemplos de obras de arte são: pinturas, esculturas, poemas, filmes, músicas, artefatos decorativos e etc.
Os Quartos de Rafael
Rafael Sanzio (1483-1520) foi um pintor italiano, uma das grandes expressões do Renascimento. ... Em 1504, Sanzio realiza sua primeira obra de destaque, Casamento da Virgem, para a igreja de S. Francisco na Città di Castello, que revela a grande influência de Perugino.
Urbino, Itália
Rafael Sanzio (em italiano: Raffaello Sanzio; Urbino, 6 de abril de 1483 — Roma, 6 de abril de 1520), frequentemente referido apenas como Rafael, foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras.
verde
São Rafael Arcanjo
Rafael (do hebraico רָפָאֵל, transl. Rāp̄āʾēl, "Deus cura"; em árabe: رافائيل; transl. ... Rāfāʾīl), também conhecido como São Rafael Arcanjo, é o nome de um arcanjo comum às religiões judaica, cristã e islâmica, responsável por executar todos os tipos de cura (física, psíquica ou espiritual).
São Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros e atendentes dos hospitais, curai os doentes, defendei os que têm saúde contra o contágio e a poluição, São Roque, rogai por nós".