"Como a produção de serviços não resulta em bem material e durável, definimos o trabalho envolvido nessa produção como trabalho imaterial - ou seja, trabalho que produz um bem imaterial, como serviço, produto cultural, conhecimento ou comunicação" (Hardt e Negri, 2001, p. 311).
Indústria Cultural é um conceito usado para designar a transformação de diferentes obras em produtos padronizados, devido à introdução da tecnologia no processo de produção cultural.
Este conceito se refere a produção e utilização da cultura como um bem de consumo industrial, destituindo a arte e a cultura de suas principais características de interpretação e crítica da realidade. ...
Exemplos de indústrias culturais são a indústria discográfica, cinematográfica, editoriais, companhias de teatro… em que os bens ou serviços culturais que produzem são considerados principalmente com um critério industrial e comercial.
A Indústria Cultural produz tudo aquilo que pode ser considerado como cultura de massa (ou cultura pop), de modo que todos os filmes de super-heróis, todas as telenovelas e todos os discos de música pop são exemplos de produtos da Indústria Cultural.
Resposta. Resposta: Através de propagandas e um marketing bem feito, que tentam nos vender produtos inúteis e sem qualidade, nos convencendo de que se comprarmos mudará nossas vidas. Dessa maneira a indústria cultural vende cultura, nos influenciando e nos manipulando da forma que querem.
A cultura de massas tem a propriedade de absorver os antagonismos e transcender distinções sociais, étnicas, sexuais, etárias, etc., transformando-os em produtos para o consumo num mundo de consumidores livres.