Sinalização de regulamentação: tem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. ... Sinalização de advertência: tem por finalidade alertar os usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza.
A sinalização vertical de advertência alerta aos usuários as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela, indicando a natureza dessas situações à frente, quer sejam permanentes ou eventuais.
As placas de trânsito podem ser divididas em 7 categorias, apresentadas de cor e formas diferentes.
87. Os sinais de trânsito em seis categorias: Podemos dizer que são elas: verticais, horizontais;dispositivos de sinalização auxiliar; dispositivos luminosos; sonoros; gestos do agente de trânsito e do condutor.”
A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência: I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais; II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais; III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.
As marcas de canalização, também conhecidas como “faixa zebrada”, “zebrado” ou zona de pavimento não utilizável (ZPA), recebem esse nome por serem usadas para canalizar o trânsito.
A sinalização viária é um conjunto de símbolos, divididos em diferentes formatos, que cuja função é organizar o trânsito no mundo inteiro. Alguns dos símbolos utilizados são comuns em praticamente todos os países do mundo.
Significado de Sinalização Instalação, disposição, conjunto de sinais numa ferrovia, na entrada de um porto, no trânsito urbano, nas rodovias.
As placas de sinalização servem para alertar os funcionários sobre como evitar os riscos no ambiente de trabalho, orientar sobre a forma segura de operação dos equipamentos e máquinas e etc. Para chamar a atenção, devem estar afixadas em local de destaque, ter indicação cores e figuras geométrica e até bordas zebradas.
Também no CTB, a via urbana é definida como “ruas, avenidas, vielas, ou caminhos e similares abertos à circulação pública, situados na área urbana, caracterizados principalmente por possuírem imóveis edificados ao longo de sua extensão.” Existem quatro tipos de qualificações: vias de trânsito rápido, vias arteriais, ...
Esses eixos têm o sentido norte-sul e fazem parte do sistema viário principal metropolitano. ... O mais importante eixo é a BR-101 com os seus dois segmentos, o trecho norte e o contorno de Vitória. Esse eixo é o que apresenta o maior fluxo de veículos e de passageiros.
Portanto, o objetivo da engenharia de tráfego é garantir o deslocamento de veículos e de pedestres com segurança, comodidade e rapidez. ... A engenharia de tráfego trata especialmente do sistema de circulação, da sinalização de trânsito, do estacionamento e da gestão de segurança no dia a dia no trânsito.
O profissional faz o planejamento da construção e da manutenção da infraestrutura viária e de terminais rodoviários, ferroviários, portuários e aeroportuários. Planeja e coordena serviços e sistemas de transporte e elabora projetos de engenharia de tráfego, monitorando o fluxo de veículos nas vias.