A provisão é um conceito contábil que dita que a apuração dos resultados deve obedecer ao regime de competência, que consiste em registrar as entradas e saídas de recursos financeiros não pela data de recebimento e pagamento, mas sim pela data em que o direito ou a obrigação foi contraída.
As provisões devem ser registradas no final do período, afetando uma conta do balanço patrimonial (passivo) e uma da DRE — Demonstração do Resultado do Exercício (despesa). Os ajustes devem ser feitos assim: lance o débito na conta de despesa e o crédito no passivo.
Se você deseja realizar um provisionamento, é importante seguir três condições fundamentais para que o procedimento funcione:
Envolve valores que financeiramente ainda não foram pagos, mas derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos. Por exemplo: provisão para 13º salário, provisão para Imposto de Renda, entre outras. “Provisões Contábeis são despesas que, mesmo que ainda não pagas, configuram-se como ocorridas.
Qual a data correta para fazer lançamentos de provisão, estoque, encerramento de exercício.
Provisões servem para contabilizar uma variação patrimonial ocorrida cujo valor exato ainda é desconhecido. Sendo assim, há a certeza do acontecimento, mas não se sabe exatamente o valor envolvido. Em termos contábeis, a provisão tem o objetivo de cobrir um custo ou despesa cuja possibilidade de ocorrência seja grande.
Provisão é uma reserva de um valor para pagamento de despesas previstas. ... Tratam-se de despesas que, ainda que não pagas, configuram-se como ocorridas, pelo princípio de competência contábil. As provisões para férias e para pagamento do 13º salário possuem um processo padrão e tratamento específicos no sistema.
Provisão é uma reserva de um valor para atender a despesas que se esperam. ... As provisões representam expectativas de perdas de ativos ou estimativas de valores a desembolsar que, apesar de financeiramente ainda não efetivadas, derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos.
A Provisão Matemática Previdenciária representa o total dos recursos necessários ao pagamento dos compromissos dos planos de benefícios, calculados atuarialmente, em determinada data, a valor presente, e é também conhecida como Passivo Atuarial.
Provisão Matemática para Capitalização – conta vinculada a cada Título comercializado e constituída durante o seu período de vigência a partir do percentual de cada contribuição paga, sendo atualizada e capitalizada mensalmente, gerando o capital destinado ao resgate.
A provisão matemática, que representa a reserva a ser acumulada para o pagamento do resgate do título e corresponde à parte do valor pago pelo cliente. Os títulos de capitalização representam alternativa interessante para a população guardar dinheiro.
Provisão Matemática de Benefícios a Conceder (PMBaC): representa os compromissos assumidos com os participantes ativos, descontado o valor presente esperado de contribuições normais a serem aportadas no plano para financiamento desses compromissos.
Como se constitui a provisão matemática de benefícios a conceder (PMBAC)? A PMBAC deve ser constituída para a cobertura dos compromissos assumidos com os participantes ou segurados enquanto o evento gerador do benefício não tenha ocorrido, ou seja, enquanto está havendo o pagamento de prêmios.
O primeiro (VGBL) é classificado como seguro de pessoa, enquanto o segundo (PGBL) é um plano de previdência complementar. A principal diferença entre os dois planos reside no tratamento tributário dispensado a um e a outro. Em ambos, o Imposto de Renda incide apenas no momento do resgate ou recebimento da renda.
Vamos considerar que sua contribuição mensal é de R$ 300,00 e que a rentabilidade anual do plano é de 6%. Aos 55 anos sua reserva será de aproximadamente R$ Com este valor você poderá receber uma renda mensal por prazo determinado ou por um prazo indeterminado até a morte (vitalícia).
Nessa modalidade de renda mensal vitalícia da previdência privada, após o falecimento, a renda é repassada aos beneficiários indicados em contrato. Esses beneficiários receberão a renda sucessória, também, até o final de suas vidas, garantindo determinada renda de forma vitalícia.
A Renda Mensal Vitalícia (RMV) é um benefício em extinção, mantido apenas para aqueles que já eram beneficiários até dezembro de 1995.
Renda vitalícia é uma entre várias opções oferecidas pelos planos previdenciários a quem chega à idade de se aposentar. É possível, inclusive, sacar o dinheiro todo de uma vez. Quem escolhe a renda vitalícia tem a garantia da seguradora de receber mensalmente o benefício enquanto viver.
No contrato da previdência privada estará descrito um prazo mínimo para você realizar o resgate do dinheiro investido. No fim desse prazo, será possível sacar todo o valor de uma só vez. Esse valor sempre será maior do que o valor investido, pois o serviço tem uma rentabilidade para os anos em que ficou investido.
A renda vitalícia é uma possibilidade que vem sendo buscada por cada vez mais pessoas. ... A renda vitalícia é uma forma de aposentadoria que proporciona estabilidade após o fim das atividades profissionais.
Do ponto de vista operacional, a solicitação de resgate da previdência privada é bem simples. Basta acessar o site do banco ou da corretora pela qual você contratou o plano e fazer o pedido de resgate. Lembre-se apenas de respeitar a carência determinada em contrato.
O saque da previdência privada pode acontecer em dois momentos: antes ou depois do período de acumulação contratado. Se ele for antecipado, o resgate não será de 100% do valor aplicado, embora possam incidir juros e correção.
Como fazer o resgate da Caixa Previdência
Todos os planos de previdência privada no Brasil estão sujeitos à cobrança de impostos no momento da retirada de dinheiro, de acordo com o tempo que ele está aplicado. ... Isso porque, além da cobrança de impostos, também pode ser cobrada uma taxa de saída. No nosso caso, depois de 3 anos, não cobramos mais essa taxa.
Com o VGBL Empresarial Bradesco, você pode efetuar o resgate total ou parcial do plano, ou mesmo fazer uma programação de resgates, respeitando o prazo de carência de 60 dias após a primeira contribuição e o intervalo entre resgates de 60 dias.
4 riscos da previdência privada
Você não precisa escolher entre INSS ou previdência privada! Na verdade, sua melhor opção é mesclar os dois e garantir uma aposentadoria mais confortável e segura. As previdências privadas podem ser uma ótima opção também para outros objetivos de longo prazo.
Sim, quem paga previdência privada precisa pagar INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Isso acontece porque todo indivíduo que realiza atividade remunerada é obrigado a fazer a contribuição para o INSS. ... Para funcionários com registro em carteira de trabalho, as prestações do INSS são pagas pelo empregador.
A previdência social é garantida por lei aos cidadãos brasileiros. Além da aposentadoria, ela traz benefícios aos contribuintes em situações de insegurança financeira, como acidentes e doenças. ... Por outro, a previdência privada tem o objetivo de complementar a renda oferecida pelo INSS.