MHC Classe I: Faz a apresentação dos peptídeos aos Linfócitos TCD8+ (citotóxicos). Estão em quase todas as células nucleadas dos vertebrados. MHC Classe II: Faz a apresentação dos peptídeos aos Linfócitos TCD4+ (auxiliares). Estão nos linfócitos, macrófagos e células dendríticas.
O complexo principal do histocompatibility (MHC) é um grupo de genes que codificam as proteínas na superfície da pilha que têm um papel importante na resposta imune. Seu papel principal é na apresentação de antígeno onde as moléculas de MHC indicam fragmentos do peptide para o reconhecimento por T-pilhas apropriadas.
classe II: expressa-se na maioria das células do sistema imunitário, especificamente nas células especializadas na apresentação de antigénios (células dendríticas, macrófagos e linfócitos B). Estes antigénios ligam-se aos antigénios estranhos de bactérias e a célula apresenta o complexo formado aos linfócitos T (TH).
EStruTURA DE MOLÉCULAS DE mhc classe ii Moléculas de MHC classe II são compostas de duas cadeias polipeptídicas uma α e uma β de tamanho aproximadamene igual (Figura 6).
Todas células nucleadas possuem MHC tipo I e podem apresentar antígenos, mas apenas algumas poucas células possuem o MHC tipo II, essas sao consideradas apresentadores de antígenos profissionais.
1- Os peptídeos apresentados `as moléculas MHC classe I são derivados de proteínas citosólicas. Essas proteínas podem ser: proteínas normais; antígenos produzidos por células tumorais; produtos de fagocitose ou proteínas sintetizadas por vírus que infectam as células.
As células apresentadoras de antígenos profissionais (APCs do inglês Antigen Presenting Cells) são células do sistema imunológico que são especializadas em apresentar um antígeno para uma célula T. Os tipos principais das APCs profissionais são células dendríticas (DC), macrófagos e células B.