Em março de 2018, o Google anunciou uma prévia do Android 9 (Pie), a próxima versão do seu sistema operacional móvel.
ABNT NBR 5410 – Esta trata das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, aquelas que estão abaixo de 1000 volts em tensão alternada. ... ABNT NBR 14039 – Esta trata das instalações elétricas em média tensão, ou seja, aquelas que os valores de tensão estão entre 1000 Volts e 34,6 mil Volts em tensão alternada.
Objetivo : Esta Norma estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, à freqüência industrial, de modo a garantir segurança e continuidade de serviço.
A revisão da NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão. O processo de revisão tem como texto base a atual NBR 5410:2004, a qual já possui requisitos complementares aos originais da IEC 60364 da versão anterior, considerados adequados à realidade brasileira e ao consenso da comissão nacional.
A ABNT NBR 5410 estabelece “as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens”.
A NBR-5410 é a norma que estipula as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua. Esta norma é aplicada principalmente em instalações prediais, públicas, comerciais, etc.
1.
Esta Norma fixa as condições exigíveis para a seleção e aplicação de equipamentos, projeto e montagem de instalações elétricas em atmosferas explosivas por gás ou vapores inflamáveis.
A ABNT NBR IEC 60079-0 de 2013 define área classificada como: “Área na qual uma atmosfera explosiva está presente, ou pode estar presente, em quantidade tal que requeira precauções especiais para a construção, instalação e utilização de equipamentos elétricos”.
Quando a ignição acontece, o equipamento tem literalmente uma explosão na parte interna. Tais produtos são certificados para garantirem a segurança da operação mesmo sob essas condições, ele é projetado para garantir que o calor da explosão interna gerada não entre em contato com o ambiente externo.
Tipos de proteção para uso em zonas 0, 1, 2 O tipo de proteção Ex d “invólucro à prova de chamas” permite a ignição de uma explosão dentro do instrumento elétrico. No entanto, o design construtivo robusto do instrumento impede que essa explosão escape do instrumento e, assim, se propague até a atmosfera explosiva.
Uma explosão ocorre quando uma fonte de ignição – uma faísca, fagulha, arco ou aquecimento de um equipamento – entra em contato com uma atmosfera explosiva. E essa situação é evitada quando há um gerenciamento de risco de explosão na unidade, aliado a um planejamento da regularização das instalações.
Mas o que é uma atmosfera explosiva? São ambientes onde ocorrem a manipulação de substancias inflamáveis em forma de gás, vapor ou poeira, que misturados com o ar apresentam risco de explosão. Estão presentes em áreas industriais, principalmente nos setores de petróleo, gás e mineração.
Atmosfera Explosiva é a mistura com o ar, em condições atmosféricas, de substâncias inflamáveis, que podem surgir na forma de gases, vapores, névoas ou poeiras e que, em contato com alguma fonte de ignição, ocorra a combustão.
Atmosfera Explosiva, de acordo com [2], é a mistura com o ar, em condições atmosféricas, de substâncias inflamáveis sob a forma de gases, vapores, névoas ou poeiras, na qual, após ignição, a combustão se propague a toda a mistura não queimada. Simplificando: é uma área onde existe a possibilidade de ocorrer explosões.
Para que ocorra uma explosão é necessário a combinação de três elementos:
Para diminuir o risco de explosões, deve-se:
Se uma atmosfera sujeita à explosão não puder ser evitada em uma área de trabalho, uma proteção secundária contra explosões é mobilizada. Medidas de proteção secundárias incluem a prevenção de qualquer fonte de ignição na área Ex.
Como é feito o gerenciamento dos riscos existentes em áreas classificadas? R: As atividades consideradas de risco são aquelas que podem causar algum dano ao trabalhador. Então, antes de iniciá-las, a equipe de segurança do estabelecimento deve realizar uma análise de todo tipo de risco que existe no local.
Área classificada é um local sujeito a probabilidade de formação de atmosfera explosiva, justamente por conter substâncias consideradas como “explosivas”, como gases/líquidos inflamáveis e poeiras/fibras combustíveis.
A área classificada nr10 é uma classificação para instalações elétricas especiais, ou seja, em locais sujeitos a explosão, incêndio, e outros sinistros e, para este tipo de instalação, a NR10 prevê uma série de requisitos técnicos de proteção onde a vida humana é o principal objeto a ser protegido preventivamente.
Segundo o Glossário da NR 10 são todos os demais grupos ou fatores de risco, além dos elétricos, específicos de cada ambiente ou processos de Trabalho que, direta ou indiretamente, possam afetar a segurança e a saúde no trabalho.
Quem tem direito a receber? A CLT estabelece, no seu artigo 193, que o adicional de periculosidade é devido aos trabalhadores empregados que realizam atividades perigosas de forma permanente. Isso quer dizer que os trabalhadores submetidos a condições perigosas apenas eventualmente não têm direito ao benefício.
De acordo com a NR-16, tem direito ao adicional de periculosidade pessoas que trabalham com atividades que envolvam:
A CLT prevê um adicional de 30% sobre o salário-base para os profissionais que trabalham em atividades consideradas perigosas, como os que lidam com inflamáveis, explosivos ou energia elétrica, por exemplo.
Insalubridade representa um risco gradual à saúde do trabalhador, enquanto periculosidade caracteriza um risco imediato de vida. Adicionais são acréscimos financeiros agregados ao salário do funcionário como forma de compensar o desgaste ou o risco no exercício da atividade de trabalho.