Coloque na cova a batata semente com os brotos virados para cima e cubra-a completamente com o substrato. As batatas devem ser plantadas na metade do vaso, depois de 30 dias complete o vaso com o restante do substrato, formando uma leira (canteiro ou elevação de terra) com aproximados 25 cm de altura.
A colheita ocorre cerca de três meses após o plantio e deve ser feita quando as hastes da planta estiverem totalmente secas e os tubérculos bem firmes, o que ocorre aproximadamente 15 dias após a morte da parte aérea do pé de batata.
A batata, em conjunto com o trigo e o arroz, é um dos três alimentos mais importantes e completos da roda dos alimentos, sendo uma ótima fonte de energia.
Adapta-se muito bem a baixas temperaturas e a grandes altitudes. A melhor época para plantar essa raiz tuberosa ocorre nos meses de fevereiro e março, ou outubro e novembro, contanto que seja adequadamente irrigada.
Plante a batata em solo bem drenado, sem pedras e outros detritos, fértil, rico em matéria orgânica e rico em nitrogênio. Solos argilosos pesados são menos adequados para o cultivo. O pH ideal do solo situa-se entre 5 e 6, mas a batateira é bastante tolerante quanto ao pH do solo.
Os sulcos de plantio geralmente têm 10 a 15 cm de profundidade, com espaçamento de 70 a 90 cm, dependendo da finalidade da produção. Para batata consumo, o espaçamentos entre sulcos é de 80 a 90 cm; para batata-semente, utiliza-se 70 a 75 cm entre sulcos.
Coloque as batatas em uma caixa de ovo com os brotos apontados para cima. Coloque cada uma das batatas brotando em um espaço na caixa de ovo vazia. Mantenha os brotos virados para cima para que eles continuem a crescer.
Mudas e propagação da batata baroa As mudas são colocadas em canteiro com terra adubada com esterco de curral bem curtido misturado, cobertas com cobertura seca tipo palhada, cuidando para não colocar sementes de inços junto. Devem ser regadas frequentemente.
O espaçamento pode ser de 45 a 75 cm entre as plantas. A raiz-forte pode ser cultivada somente em vasos grandes, com pelo menos 30 cm de diâmetro e de maior profundidade (as raízes da raiz-forte podem atingir vários metros de profundidade com o passar dos anos em locais com solo profundo).
PROPAGAÇÃO A técnica recomendada para multiplicação é, após a colheita das raízes tuberosas, retirar da touceira da planta os propágulos – ocorrem no “pé” da planta (coleto) e logo acima das raízes tuberosas. Em seguida, separe e corte-os em pedaços, tendo em cada um, pelo menos, quatro gemas ou brotos.
Como plantar a Mandioquinha
A mandioquinha deve ser cultivada em solos férteis, ricos em fósforo, leves, profundos, bem drenados, sem pedras e outros detritos. Solos argilosos pesados e solos compactados não são muito adequados, pois prejudicam o crescimento de suas raízes. O pH ideal do solo situa-se entre 5 e 6, mas pode chegar até 6,8.