Introdução: A palatoplastia é o procedimento cirúrgico que visa à reconstrução do palato duro e/ou mole.
Como é feita a cirurgia A cirurgia plástica para lábio leporino e fenda palatina é feita sob anestesia geral, já que é um procedimento delicado e preciso, apesar de simples, sendo necessário que o bebê fique quieto. O procedimento é rápido, dura menos de 2 horas e só é necessário 1 dia de internamento no hospital.
BEBÊS COM FENDA DO PALATO A complementação com leite materno ordenhado, em geral pode ser feita via oral, por meio de mamadeira. Ao alimentar o bebê com fissura palatina, procure não deitá-lo, pois o leite poderá refluir para o nariz. Oriente para que seja deixado sempre em posição inclinada ou sentada.
Segundo ela, filhotes com essa condição podem até sobreviver e chegar à vida adulta, mas necessitam de um acompanhamento muito de perto dos tutores, que devem alimentá-lo de duas em duas horas. “Mesmo realizando o procedimento indicado pelos médicos ao pé da letra, é bem comum que o animal não resista e morra.
Esses três são similares”, esclarece a veterinária que explica que é preferível utilizar o leite de cabra, mas se não for possível, pode ser usado o leite de vaca sem lactose. A cada um deve ser oferecido 20 ml da mistura em conta gotas ou mamadeira de filhote num intervalo de três em três horas.
Os cães que não são intolerantes à lactose podem beber leite sem problema algum. Inclusive os cães com intolerância podem beber um pouco de leite lá de vez em quando – leite completamente desnatado, no caso. Para cães jovens, evite oferecer leite gordo.
Filhotes de 2 a 4 meses de idade: 4 vezes ao dia. Filhotes de 4 a 8 meses de idade: 3 vezes ao dia. Cães saudáveis a partir de 8 meses: 2 vezes ao dia.
Não adianta misturar leite de vaca com água, como é comum pensar, porque apenas vai diluir todos os ingredientes e vão perder os poucos as quantidades certas que eram importantes. Mesmo o leite de vaca em pó (de caixinha) com água adicionada ou leite de vaca desnatado não são indicados para estes animais.
A dosagem indicada é de 1 medida do Pet Milk a cada 20ml de água morninha para animais até 10 dias de vida, e 1 medida dosadora a cada 15 ml para filhotes com mais de 10 dias de vida. Ele é apresentado em pó, e o indicado é fazer as mamadeiras na medida exata e consumidas em até 24h para que não estrague.
Gatos com peso até 1,6 kg: a quantidade de ração pode variar entre 10 e 20 gramas por dia; Gatos com peso entre 1,6 e 3,7 kg: a quantidade de ração pode variar entre 25 e 40 gramas por dia. Nesse caso, vale lembrar que o indicado é oferecer a ração para gato filhote pelo menos quatro vezes ao dia.