A Teoria da Demanda é derivada da hipótese sobre a escolha do consumidor entre diversos bens que seu orçamento permite adquirir. Essa procura individual seria determinada pelo preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do consumidor.
A Elasticidade-preço da Demanda – com menor frequência chamada elasticidade-preço da procura – compara a variação percentual na quantidade demandada com a variação percentual do preço. Isso fica mais fácil de ver na curva da demanda, então vamos direto a ela.
A elasticidade é um dos conceitos mais básicos da economia, afetando diretamente a precificação das empresas sobre seus produtos. A elasticidade faz parte do campo da microeconomia, e é crucial conhecer este conceito, assim como as suas consequências.
Ele se refere ao nível de demanda existente para um produto específico. Quando um produto é super elástico, uma pequena mudança no preço acabará alterando drasticamente a demanda. Mas, inversamente, para um produto com pouca ou nenhuma elasticidade, quando o preço muda, a demanda não altera.
Bens inferiores são os que substituem um bem normal, com preços mais baixos, porém, não tendo a mesma percepção de qualidade. ... Um aumento na demanda por bens inferiores e ao mesmo tempo uma diminuição geral na demanda por bens normais sinaliza tempos econômicos ruins em determinada economia.
Um bem complementar é um bem que deve ser consumido com outro bem. Isto significa que, se os bens A e B forem complementares, um aumento no consumo do bem A resulta num aumento do consumo do bem B. A Um exemplo de bens complementares é o do pão com o fiambre. ... O oposto de bem complementar é o bem substituto.
Bens de consumo são uma forma de classificar todos os bens utilizados por um indivíduo ou grupo familiar. No caso, produtos e materiais destinados a produção de um outro produto final não são considerados bens de consumo. ...