Como abrir um escritório de contabilidade
A primeira é ter qualificação profissional, ou seja, ser bacharel ou técnico em Ciências Contábeis. O próximo passo é possuir o registro do CRC (Conselho Regional de Contabilidade), já que exercer a atividade de contador sem o devido registro é crime. Conforme diz o Decreto Lei nº 9.
O contador autônomo precisa estar em constante atualização para se manter firme no mercado. Sendo assim, é importante explorar os diversos segmentos da área, como, por exemplo, a contabilidade digital. A tecnologia já é mais do que necessária na contabilidade para garantir a efetividade dos processos.
Em linhas gerais, o escritório de contabilidade organiza toda a documentação relevante para o funcionamento do negócio, ajuda a gerenciar as contas da empresa e registra o histórico das movimentações para que sirva de base para as tomadas de decisão futuras.
Quais são as principais áreas da Contabilidade?
No dia a dia, a contabilidade é a ciência que é aplicada para compreensão e análise de movimentações no patrimônio de entidades ou indivíduos, com a missão de resumir fatos e analisar situações de determinada empresa ou pessoa física para garantir decisões confiáveis no mercado financeiro.
O curso de Contabilidade tem algumas disciplinas que são básicas, como Sociologia, Português, Economia, Direito e Administração. Também fazem parte do corpo de matérias as disciplinas voltadas para a formação técnica e gerencial, tais como Teoria da Contabilidade, Planejamento e Contabilidade Financeira.
5 rotinas contábeis no Simples Nacional
Empresa do Simples Nacional precisa de contador? Como já mencionado, não há nenhuma lei que obrigue a abertura de CNPJ através de uma contabilidade. Porém, por ser um trâmite bastante burocrático, a ajuda profissional é altamente recomendada, pois, além de otimizar o processo, evita problemas futuros.
1. Registre todas as despesas e receitas da loja. Para fazer a contabilidade da sua loja, você precisa conhecer as despesas e receitas do negócio, ou seja, saber quanto recebe e quanto é gasto. Para isso, é preciso registrar todos os comprovantes de compra e venda, como notas fiscais e extratos bancários.