A má oclusão é o alinhamento anormal dos dentes e a maneira pela qual os dentes superiores e inferiores se encaixam. Normalmente, os dentes superiores se sobrepõem ligeiramente sobre os inferiores.
A oclusão dentária é a relação funcional que se estabelece entre os componentes do sistema mastigatório. Este sistema inclui os dentes, as gengivas, o sistema neuromuscular, as articulações temporomandibulares e o esqueleto craniofacial.
A boa oclusão dentária é importante para a saúde e a estética do sorriso. A boa oclusão dentária traz benefícios para a saúde, para as articulações têmporo mandibulares, para a harmonia facial e para todas as funções orais (mastigação, a fala e estética do sorriso).
Desta forma os autores deste estudo concluíram que as crianças com mordida cruzada posterior podem ser tratada no período de dentição mista com aparelhos simples que permitam a expansão do palato. O tratamento pode ser realizada em 12 meses para a correção da mordida cruzada posterior e 6 meses para a retenção.
Aparelho Autoligado oferece o melhor tratamento pra quem tem mordida cruzada. Como o aparelho autoligado não possui as ligaduras elásticas, o atrito entre o braquete e o arco é menor. Isso torna o tratamento muito mais confortável para o paciente.
O aparelho ortodôntico para corrigir a mordida profunda, pode ser fixo aos dentes (aparelho fixo), ou não fixo (aparelho móvel ou removível). Dentro do aparelho fixo, existem também variantes, nomeadamente a sua variante mais estética, chamada de invisalign, assumindo-se como uma alternativa aos brackets tradicionais.
Como deve ser a mordida correta? De maneira geral, uma mordida correta é aquela com fechamento ideal, em que a arcada superior deve se encaixar levemente à frente da inferior.