Se a galinha cruza com o galo antes da liberação do óvulo, o resultado é um embrião em formação no interior do ovo. Do contrário, o ovo é formado sem embrião, apenas com gema e clara. Depois desse processo, que demora cerca de um dia, a galinha põe o ovo – com ou sem embrião.
galinha de granja
25 horas
A cloaca é um orifício pequeno por onde entra o sêmen do galo e fecunda os óvulos.
Sistema de produção de ovos: Tudo que você precisa saber. Sistema de produção de ovos: Hoje, a maior parte dos ovos comercializados são oriundos de galinhas poedeiras criadas em sistema de confinamento intensivo, modelo no qual as aves são alojadas em gaiolas dentro dos galpões durante toda a sua vida produtiva.
Segundo a legislação, galinhas puedeiras orgânicas precisam ser criadas soltas em vez de gaiolas, como acontece nas granjas convecionais. Na prática, cada aviário tem um galpão equipado com coxes, bebedouros, ninhos para as galinhas botarem e poleiros, porque as aves dormem no local.
A ave adulta come em média 120 gramas de ração/dia. Se a ave é alimentada apenas com ração, a final dos 120 dias a ave consome 10 kg de ração. Intercalando-se ração, milhos e outros complementos, o consumo de ração por ave fica em torno de 6 Kg/ave para o ciclo de criação.
- Primeiro, misture os ingredientes “menores” (calcário calcítico, sal mineral e as vitaminas e minerais) em um recipiente higienizado, até obter uma mistura homogênea; - Depois, adicione os ingredientes “maiores” (farelo de soja e o milho ou farelo de milho), até que se obtenha uma mistura de aparência uniforme.
Se o destino da galinha for o abate, opte pela ração de engorda. Pode-se acrescentar milho à alimentação, na proporção de uma parte de milho para duas partes de ração. Há quem prefira criar galinhas caipiras soltas no pasto, fornecendo apenas uma refeição de milho ao dia.