Portanto, quando uma empresa compra uma mercadoria à vista, haverá uma redução (débito) do valor da conta "caixa" e um aumento (crédito) no valor da conta "mercadorias". Logo, deve-se creditar a conta "mercadorias" e debitar a conta "caixa".
Com a carta de crédito em mãos, o consorciado fará a compra do bem. Esse registro é feito em uma conta específica e definitiva do Ativo Permanente. Leva-se em consideração o valor que consta na nota em conta do passivo circulante e não circulante, se for aplicável.
Como você viu, você só será obrigado a registrar a máquina de cartão como bem imobilizado se o valor de compra dela ultrapassar R$1,2 mil. Se este for o seu caso, ou se você decidir registrar a maquininha como bem imobilizado mesmo com um valor menor, o ideal é fazer o procedimento com a ajuda de um contador.
O valor de todas as movimentações financeiras de cobranças e pagamentos realizados pelo prestador de serviço devem ser contabilizados. A movimentação de valores recebidos será registrada no ativo circulante, na conta de caixa, bancos ou cartão de crédito, tendo em contrapartida, uma obrigação no passivo.
As comissões, cujo pagamento dependa do recebimento das duplicatas ou de outro evento futuro, devem ser registradas a crédito na conta de “Provisão para Comissões” no Passivo Circulante, no momento em que ocorreu a venda.
Como contabilizar despesas antecipadas? Na contabilidade, as despesas pagas antecipadamente são registradas como ativos da empresa. O registro é feito então na área de Ativo Circulante do balanço patrimonial. Isso porque o benefício é recebido no ato do pagamento.
O recebimento antecipado deve ficar em uma conta patrimonial e não de resultado,pois assim você está antecipando uma receita ou uma despesa.
Para fins de contabilização, em se tratando de empresa constante no objeto social "Aluguel de Imóvel Próprio", caso ela colocar esse imóvel para locação, deverá contabilizar nos Investimentos e não deprecia. Se colocar para uso próprio, será Imobilizado e deprecia.
Aluguéis passivos a vencer (ou a apropriar): pagamento antecipado de aluguéis pela empresa, mas que ainda não foram usados pelo tempo contratado.
Juros a apropriar é redutor do passivo pois como sabemos, ele trás uma redução do capital e com isso é classificado como passivo. Como sabemos, os juros passivos são os juros que ocorrem em dívidas e saldos devedores, como por exemplo em dividas de cartões de crédito.
O IRRF deve ser lançado a Débito na conta de Alugueis a Pagar (passivo) como redutor do aluguel, ficando nesta conta o valor liquido a pagar do aluguel e a Crédito IRRF a Pagar (passivo).
PRÊMIO DE SEGUROS A APROPRIAR Consideram-se despesas incorridas aquelas de competência do período-base que tenham sido pagas ou não.
A contabilização em conta representativa de custo ou despesa se verifica através de quotas mensais. Mensalmente, se calcula a proporção do número de dias segurados no mês/número de dias da vigência da apólice x valor do prêmio de seguro.
Duplicatas descontadas são os títulos de crédito ou promessas de recebimento a partir de contratos assinados usadas por uma empresa como garantia para obter crédito bancário. Os bancos oferecem linhas de crédito especiais para duplicatas descontadas de empresas.
O desconto de duplicatas é uma operação financeira em que a empresa entrega determinadas duplicatas para o banco e este lhe antecipa o valor em conta corrente, cobrando juros antecipadamente. ... Esta conta recebe o nome de “duplicatas descontadas”, tendo saldo credor.
Embora os títulos/duplicatas negociados sejam transferidos para a factoring, a empresa fica responsável pelo pagamento dos mesmos, em caso de não liquidação pelo devedor. Os títulos/duplicatas negociados são registrados em conta redutora do ativo circulante, logo após a conta “duplicatas a receber”.
A duplicata é um título de crédito que comprova um acordo entre comprador e vendedor. É um documento que funciona como uma forma facilitada de pagamento. Ela serve para pagar faturas e contas sem notas fiscais.
Controle das contas a receber. As contas ou duplicatas a receber representam direitos ou valores adquiridos por vendas a prazo de mercadorias ou serviços relacionados com a atividade da empresa e ainda não recebidos. O montante dessa conta representa o volume de vendas a prazo.
Duplicata é um título de crédito, pelo qual o comprador se obriga a pagar dentro do prazo a importância representada na fatura. A Duplicata ou duplicata mercantil é um documento nominal emitido pelo comerciante, com o valor global e o vencimento da fatura. ... É uma promessa de pagamento parcelado, vinculada a um contrato.