O EAD Pleno é o mais completo porque você estuda com livros impressos, videoaulas em DVD e tem os conteúdos também disponíveis online. Para garantir unidade e um estudo livre de dúvidas, o mesmo autor que escreve os livros, grava as videoaulas e elabora as questões das provas.
Maranhão
São Luís: fundada por franceses e colonizada por portugueses, a capital São Luís é uma das melhores cidades do Nordeste para viver atualmente, com o terceiro melhor IDH entre as capitais da região. Com forte presença de indústrias e litoral estratégico, possui grande infraestrutura para seus habitantes.
São Luís (frequentemente chamado de São Luís do Maranhão) é um município brasileiro e a capital do estado do Maranhão. É a única cidade brasileira fundada por franceses, no dia 8 de setembro de 1612, posteriormente invadida por holandeses e por fim colonizada pelos portugueses.
408 anos
Ilha de lendas e mistérios, a capital maranhense completa neste sábado (8), 400 anos. Os títulos de Atenas Maranhense, Capital do Reggae, Ilha do Amor, Capital Brasileira da Cultura e Cidade Patrimônio Mundial da Humanidade, revelam a peculiaridade desta cidade única, chamada São Luís.
Hoje, 08 de Setembro, a capital maranhense faz aniversário. Fundada em 1612, a cidade está completando 404 anos. Como homenagem à cidade, que foi meu lar por cerca de 15 anos, resolvi destacar algumas curiosidades sobre São Luís do Maranhão que deixam os turistas impressionados ao descobrir.
408 anos
8 de setembro de 1612
No século XVI, a região da atual cidade de São Luís era ocupada pelos tupinambás. Devido à resistência dos índios e às dificuldades de acesso, os portugueses inicialmente não tiveram grande interesse pela área. ... Ainda no século XVII, a cidade ficou sob domínio holandês. Os portugueses retomariam a região apenas em 1645.
Faz parte do Arquipélago do Golfão Maranhense e é nela que se encontra a capital do Estado, São Luís. O nome Upaon-Açu foi dado pelos Tremembés (Tupi-Guarani) e significa "ilha grande". Também foi chamada ilha de São Luís. A denominação indígena foi restabelecida pela constituição do Estado do Maranhão: Art.
Outro dia disseram ao cantor e compositor César Nascimento que “o amor nasceu aqui”, em São Luís. Na música “Ilha Magnética”, o maranhense retrata um pouco dos encantos da capital do Maranhão, local que recebe, além dos inúmeros apelidos como Atenas Brasileira e Cidade do Reggae, o título de Ilha do Amor.
O nome Upaon-Açu foi dado pelos Tremembés (Tupi-Guarani) e significa "ilha grande". Também foi chamada ilha de São Luís.
Situada no litoral maranhense, a cidade de São Luís traz consigo influência dos nativos, portugueses, franceses e africanos. ... A Fundação oficial data de 1612, quando os franceses passaram a ocupar a região, e ao instalarem o Forte de São Luís, homenagem ao Rei-menino Luís XIII, vindo daí a denominação da cidade.
Para chegar ao gentílico “ludovicense”, relativo à cidade de São Luís, capital do Maranhão, recorreu-se ao nome próprio latino Ludovicus, derivado do germânico Hlodoviko – que vem a ser a origem remota do português Luís.
Tem dois adjetivos gentílicos. Um: são-luisense. O outro: ludovicense. A estranha palavra veio de Ludovico (do germânico Hlodoviko, que tem duas partes: hold (ilustre, afamado) + wig (batalha ou santuário, que originou em francês o antropônimo Louis, Luís em português).
Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do Brasil
Outra curiosidade: quem nasce em Salvador é soteropolitano. Essa forma adjetiva provém de Soterópolis – uma antiga cidade grega, erigida por seu imperador chamado Sotero. Sotero, em latim, é mesmo que Salvador.
Mas, a rigor, o gentílico designa o país, a região, o estado, a província, o condado, o município, a cidade, a povoação ou afins, em que alguém nasceu, habita ou de onde procede, enquanto o etnônimo designa tribo, etnia, raça ou nação a que pertence o indivíduo.
[ Gramática ] Que indica a naturalidade ou a nacionalidade. ... [ Gramática ] Nome designativo da ligação de alguém relativamente ao lugar (país, região, estado, cidade) onde nasceu, habita ou ao qual pertence (ex.: portuense é o gentílico dos naturais da cidade do Porto).
Chamamos as pessoas que nascem no mesmo dia de idendipartário. Essa palavra é de origem latim e em termos de latim significa: idem:"idêntico", diem:"dia", partum:"nascimento", arius:"data" .
Os adjetivos pátrios, também conhecidos como adjetivos gentílicos ou nomes gentílicos, são nomes que caracterizam de acordo com a origem do ser, que pode ser país, cidade ou estado. Geralmente nomeiam pessoas, mas podem caracterizar animais e até objetos. Os adjetivos pátrios devem ser grafados com letras minúsculas.
Diversos são os sufixos de que dispõe a língua portuguesa para a formação dos substantivos e adjetivos gentílicos....Lista de topônimos e gentílicos em português.
Adjetivos Pátrios de Países
"Adjetivos Pátrios" são aqueles que expressam nacionalidade ou lugar de origem do ser, e podem se referir a países, estados, regiões, cidades ou localidades. ... - Os brasileiros (substantivo) viajaram em um navio português (adjetivo). - Os portugueses (substantivo) viajaram em um navio brasileiro (adjetivo).