Dermeval Saviani - Concepções de Escola, Ensino e Aprendizagem. ... De fato, a escola é o local que prepara a criança, futuro cidadão, para a vida, e deve transmitir valores éticos e morais aos estudantes, e para que cumpra com seu papel deve acolher os alunos com empenho para, verdadeiramente transformar suas vidas.
Resposta. Resposta: O próprio mundo é um fenômeno subjetivo, mais do que uma realidade concreta, já que o ser humano, conforme sua experiência, sua bagagem, suas concepções e possibilidades, a cada momento, o reinventa e reconstrói, através de sua ação sobre ele e nele.
A Pedagogia Libertadora está centrada na discussão de temas sociais onde o professor e os alunos agem em conjunto. ... Para a Pedagogia Crítico-social dos conteúdos a escola tem a função social-política, onde defende os conteúdos e conhecimentos sistematizados para serem confrontados com as experiências culturais.
A concepção humanista de educação preza pela centralidade do sujeito que está em processo de aprendizagem. As experiências pessoais dos alunos são ressignificadas diante dos conteúdos do currículo escolar, de modo que não se parte do externo para o indivíduo, mas do aluno para o que está fora dele.
A educação infantil é a construção de conhecimento, as crianças vêm de uma cultura, elas já têm um conhecimento, (...) com o conhecimento da sua sociedade e desses conhecimentos nós vamos levar a construir o conhecimento geral nela, pra que ela, pra que esse conhecimento, essa noção, possa ser ampliada no ensino ...
Isso significa que a Base estabelece os objetivos de aprendizagem que se quer alcançar, por meio da definição de competências e habilidades essenciais, enquanto o currículo irá determinar como esses objetivos serão alcançados, traçando as estratégias pedagógicas mais adequadas.
As concepções sobre criança e infância são construções sociais, históricas e culturais que se consolidam nos diferentes contextos nos quais são produzidas e a partir de múltiplas variáveis como etnia, classe social, gênero e condições socioeconômicas das quais as crianças fazem parte.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes ...
152) define currículo narrativo como um processo, um percurso a ser realizado por um grupo de professores e estudantes no contexto escolar. O autor explicita que o “aprendizado narrativo ocorre durante a elaboração e a manutenção contínua de uma narrativa de vida”.
Currículo Prescrito É um currículo totalmente distanciado do currículo real, pois não respeita a diversidade, e não é construído pelos que fazem a escola cotidianamente.