A mioglobina é uma pequena proteína transportadora de oxigênio encontrada nos músculos esqueléticos e cardíaco. Sua função é acumular oxigênio nas células musculares para a produção de energia necessária à contração muscular.
Dois exemplos de função de proteínas globulares: ➢ Mioglobina e hemoglobina – transporte de oxigênio; ➢ Enzimas. Três exemplos de função de proteínas globulares: ➢ Mioglobina e hemoglobina – transporte de oxigênio; ➢ Enzimas.
A mioglobina é uma proteína responsável pelo transporte e armazenamento de oxigênio dentro dos músculos, maximizando a captação do mesmo para as células.
A principal função da hemoglobina é transportar o oxigênio (O2) dos pulmões para todos os tecidos do corpo. Ao mesmo tempo, também transporta parte do dióxido de carbono (CO2) dos tecidos para os pulmões – onde será expelido – e atua no transporte de nutrientes até as células do organismo.
A mioglobina tem uma afinidade muito maior pelo oxigênio que a hemoglobina. Ela está 50% saturada em pressões parciais de oxigênio (pO2) de apenas 0,15 a 0,30kPa, enquanto a hemoglobina requer uma pO2 de 3,5kPa para uma saturação de 50%.
A mioglobina (Mb) é uma proteína globular presente nos vertebrados. ... Isto porque, à diferença da hemoglobina, a mioglobina não tem ligações cooperativas com o oxigênio, por ser monomérica, isto é, formada de uma só subunidade. Contém no seu núcleo porfírico um átomo de ferro.
A nível celular quatro fatores são conhecidos por influenciar a afinidade entre o oxigênio e as hemácias (hemoglobina). Estes são pH, dióxido de carbono (CO2), temperatura, e certos fosfatos orgânicos (Brewer, 1974), representados na Figura 4.
O aumento do pH ou uma redução da concentração de CO2 resultam em maior afinidade pelo O2 e em um deslocamento da curva para a esquerda. A presença de pCO2 elevada e o pH baixo ocorrem nos capilares dos tecidos que consomem O2, enquanto que a presença de baixa pCO2 e pH mais elevado ocorre nos pulmões.
O efeito Bohr, portanto, contribui para que haja uma razão adequada entre as concentrações de CO2 e O2 disponíveis no sangue, devido ao acoplamento das reações entre a ligação do oxigênio e a hemoglobina e a formação de bicarbonato.
Efeito de Bohr é um fenômeno que descreve a tendência da hemoglobina a perder afinidade pelo oxigênio em ambientes mais ácidos (e a ganha em ambientes mais alcalinos). Este efeito é mais bem observado no sangue na circulação próxima aos tecidos não-alveolares, longe das trocas de gases dos pulmões.
A hemoglobina está ligada a uma importante propriedade - fundamental para o bom funcionamento do organismo - o tamponamento, que consiste, em linhas gerais, na manutenção da faixa de pH do sangue, impedindo que ele fique muito ácido ou muito básico (o sangue humano deve sempre ficar na faixa de pH entre 7,35 a 7,45).
A hemoglobina é sintetizada durante a produção das hemácias na medula óssea e cumpre sua função de transporte de gases entre os tecidos do corpo através do sistema circulatório. Nos pulmões, as moléculas de hemoglobina das hemácias se ligam a moléculas do gás oxigênio formando o complexo chamado oxiemoglobina.
Estrutura e Composição A hemoglobina é uma proteína de estrutura quaternária. Ela é composta por quatro cadeias de globina (parte proteica) e um grupo heme (grupo prostético) ligado a cada uma delas. Em adultos, as cadeias de globina são de dois tipos: duas do tipo α (alfa) e duas do tipo β (beta).
Cada molécula da proteína liga-se a quatro moléculas de O2 e cada hemácia possui aproximadamente 250 milhões de hemoglobinas. Deste modo, a hemoglobina é capaz de transportar aproximadamente 1 bilhão de moléculas de O2.
A HbF tem afinidade mais alta por oxigênio, em condições fisiológicas, do que a HbA da mãe, permitindo assim que o O2 seja transferido da mãe para o feto. As cadeias β e γ da hemoglobina têm o mesmo número de aminoácidos, porém, a cadeia γ tem uma serina ao invés de uma histidina na posição 143.
A hemoglobina Fetal (HbF) é o formulário da hemoglobina que é dominante durante a vida fetal e é aumentada igualmente marcada na concentração por diversas semanas após o nascimento.