A causa usual de hemotórax é laceração do pulmão, de algum vaso intercostal ou da artéria torácica interna. Pode resultar de trauma penetrante ou fechado. Hemotórax muitas vezes é acompanhado de pneumotórax (hemopneumotórax). O volume da hemorragia varia de discreto a maciço.
É possível perceber a presença do pneumotórax no raio X de tórax quando olhamos para as periferias e observamos que não há mais trama vascular pulmonar.
(Consulte também Introdução a lesões no tórax). O hemotórax pode resultar de qualquer lesão – contundente ou penetrante – que corte ou lacere um pulmão ou uma artéria ou veia no tórax. O sangue pode então se acumular no espaço pleural – entre as duas camadas de tecido que recobrem os pulmões.
Pneumotórax hipertensivo é o acúmulo de ar no espaço pleural sob pressão, comprimindo os pulmões e diminuindo o retorno venoso para o coração.
A pleura serve para manter os pulmões “armados” na ventilação, ou seja, abertos para as trocas gasosas. Isso porque o líquido pleural, juntamente com uma pressão negativa da cavidade pleural, mantém as pleuras parietal e visceral estabilizadas e aderentes, evitando um colapso pulmonar.
O derrame pleural acontece devido ao acúmulo excessivo de líquido no espaço pleural, que é o espaço criado entre o pulmão e a membrana externa que o cobre, podendo acontecer devido a problemas cardiovasculares, respiratórios ou auto-imunes, como o Lúpus, por exemplo.
O único jeito de se abordar o líquido pleural é através de um procedimento chamado toracocentese, que consiste na inoculação de uma agulha entre as costelas do paciente até se chegar ao espaço pleural.
Comece sua Low Carb orientada por profissionais!
O suco de morango é um excelente remédio caseiro para pneumonia, pois ele fortalece o sistema imune do indivíduo.