Diâmetro ósseo corresponde à medida da distância entre dois pontos anatômicos, tomando como referência as proeminências ósseas. A medida de diâmetro ósseo se difere da medida de comprimento, uma vez que é uma medida transversal.
Critérios na mensuração – estando o testado sentado com os pés, apoiados no chão, a coxa formando um ângulo de 90 graus com o tronco e a perna formando ângulo de 90 graus com a coxa. Coleta – o diâmetro deve ser feito com as astes do Paquimetro nas duas estruturas sem usar muita força.
ACROMIAL: Ponto mais lateral do bordo superior e externo do processo acromial. Esta referência é usada para determinação do diâmetro biacromial, para o comprimento do membro superior e do braço. MESOESTERNAL: Ponto médio do esterno. É a referência para os diâmetros antero-posteriores e transverso do tórax.
a) Circunferência do Braço (CB): representa a soma das áreas constituídas pelos tecidos ósseo, muscular e adiposo do braço. É muito utilizada na prática clínica, tanto a medida isolada, quanto em combinação com o valor de PCT para diagnosticar alterações da massa muscular corporal total.
Resposta. Medidas antropométricas. É a verificação do peso corporal, de altura e circunferência abdominal. Tem como objetivos acompanhar a evolução de doenças tais como: insuficiência cardíaca congestiva, insuficiência renal crônica.
Para tirar as medidas do corpo basta pegar uma fita métrica e acertar o tamanho do item desejado do catálogo. As medidas essenciais são busto, cintura e quadril, mas também dá para medir as coxas, bumbum, pernas e braços.
Tórax: Logo abaixo dos seios, meça toda a circunferência, também dando a volta em seu corpo. Cintura: Contorne sua cintura mais ou menos dois dedos acima da altura do umbigo. Quadril: Você deve medir logo abaixo do osso lateral mais saliente do quadril (Geralmente fica cerca de 20 cm abaixo da cintura).
Para medir a sua circunferência abdominal de forma correta, a fita métrica deve ser passada no entorno do abdômen, numa posição que fica, geralmente, logo acima do umbigo mas isso deve ser feito por um profissional que padroniza as medidas e pode compará-las.
Medir a circunferência abdominal é mais simples. Basta posicionar uma fita métrica ao redor de sua barriga, mais precisamente sobre o seu umbigo. O ideal é que as mulheres tenham uma circunferência abdominal abaixo de 88 cm e os homens abaixo de 102 cm.
88cm
Estar nessa classificação é estar no peso ideal para seu corpo, mas é bom lembrar de verificar a circunferência da cintura em busca de excesso de gordura. Para mulheres, a cintura deve ter até 80 cm. Para homens, até 94 cm. A cintura deve ser medida logo abaixo das costelas.
As melhores estratégias para afinar a cintura são fazer exercícios moderados ou intensos, comer bem e recorrer a tratamentos estéticos, como radiofrequência, lipocavitação ou eletrolipólise, por exemplo. A gordura localizada na cintura é o resultado do consumo de mais calorias do que se gasta por dia.