Denomina-se descritor, no campo da avaliação, o detalhamento, em uma Matriz de Referência, de uma competência ou das habilidades que a compõem. ... O termo capacidade é usado como sinônimo de competência e de habilidade ou como condutor da definição desses termos.
Descritores de Língua Portuguesa
9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL D7 – Identificar a tese de um texto. D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
As informações explícitas são aquelas manifestadas pelo autor no próprio texto. As informações implícitas não são manifestadas pelo autor no texto, mas podem ser subentendidas.
adjetivo Que não está claro, mas pode ser deduzido: embora não falasse, suas intenções estavam implícitas. ... Etimologia (origem da palavra implícita). A palavra implícita como feminino de implícito, este derivado do latim "implicitus,a,um", com o sentido de "enlaçado, entrelaçado".
Uma informação que contém dentro do texto mas nao esta esposta, como se filtrassem no texto algum tema.
b) Que contexto explica o sentido da mensagem implícita? A permanência do preconceito racial.
Resposta. Resposta: Que assim como o professor que fala com o aluno, o Edson também é um ótimo professor.
A charge ironiza o fato do político estar falando a respeito de construções destinadas ao trânsito e estar afetando a "moradia" de sem - tetos. Esta ironia vem do fato dos personagem verem a ponte como um lar, já que não tem acesso a um.
É na charge temos o sistema geocêntrico. ... Isso indica uma representação do sistema geocêntrico, uma antiga teoria que considerava que a Terra era o centro do universo, ficando em uma posição estática enquanto os outros planetas e estrelas giravam à sua volta.
Charge tem a finalidade de ilustrar, por meio da sátira, os acontecimentos atuais que despertam o interesse público. Muito usado em jornais e revistas por causa do cunho político e social. É o gênero no qual o autor expressa sua visão dos fatos por meio de caricaturas.
Resposta. Resposta: A charge é um desenho humorístico, com ou sem legenda ou balão, ger. veiculado pela imprensa e tendo por tema algum acontecimento atual, que comporta crítica e focaliza, por meio de caricatura, uma ou mais personagens envolvidas; caricatura, cartum.
Aliando linguagem verbal e não verbal, as charges são mais do que piadas gráficas permeadas pelo humor e por uma fina ironia. São tipos de textos que podem ser usados para denunciar e criticar as mais diversas situações do cotidiano relacionadas com a política e a sociedade.
a) O que está sendo criticado na charge mostrada? RESPOSTA: O que está sendo criticado na charge é o fácil acesso e exposição das novas gerações na internet, o que faz que se tenha informações fáceis, porém que não se tenha investigação a cerca do que é obtido.
Resposta. Resposta: a) Uma família, que não tem moradia.
Enredo. Autor Local Personagens principais (comportamento) Temas Obras com a mesma temática.
Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar ao par do que acontece ao seu redor.
A charge é um tipo de ilustração que geralmente apresenta um discurso humorístico e está presente em revistas e principalmente jornais.
Jornais,revistas. Charges são basicamente uma 'piada' sobre um determinado assunto,muitas vezes tentando deixar engraçado um assunto sério.
Resposta: A charge demonstra que, mesmo sendo um direito de todos, nem todos possuem uma moradia, alimento, saneamento básico, etc.
O homem, com o texto da Constituição de 1988 em mãos, lê um item referente aos direitos sociais fundamentais dos cidadãos brasileiros: “Todo brasileiro tem direito à moradia”. A mulher, com uma criança no colo, replica: “Agora lê aquele pedaço bonito que fala de comida, saúde...”.
O nome "tirinha" remete ao formato do texto, que parece um "recorte" de jornal. Este gênero textual apresenta geralmente uma temática humorística, contudo não raro encontramos tirinhas satíricas, de cunho social ou político, metafísicas, ou até mesmo eróticas.
A tira de jornal ou tirinha, como é mais conhecida, é um gênero textual que surgiu nos Estados Unidos devido à falta de espaço nos jornais para a publicação passatempos. O nome "tirinha" remete ao formato do texto, que parece um "recorte" de jornal.