EQST

O Que Tabela De Temporalidade De Documentos Do Pjerj?

O que é Tabela de Temporalidade de Documentos do Pjerj?

Tabela de Temporalidade é o instrumento/meio com o qual se determina o prazo de permanência de um documento em um arquivo e sua destinação após este prazo, pois existem documentos que devem ser guardados por mais tempo como os relacionados às áreas contábil, fiscal, financeira e pessoal.

O que é a Tabela de Temporalidade Documental?

Segundo o glossário de termos arquivísticos, a Tabela de Temporalidade Documental é definida como “Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos de transferência, recolhimento, eliminação e mudança de suporte de documentos”. E esses prazos devem ser avaliados com frequência.

Quais são as divisões da temporalidade?

Qual é o prazo de guarda dos documentos?

  • acordos, ajustes, contratos e convênios: 5 anos (fase corrente), 10 anos (fase intermediária), guarda permanente (destinação final);
  • sindicatos, acordos, dissídios: 5 anos (fase corrente), 5 anos (fase intermediária), guarda permanente (destinação final);

Qual é o prazo de guarda do contrato de trabalho?

20 anos

Quais as fases do protocolo?

Naturalmente, o setor recebe o nome de PROTOCOLO. Cabe agora deta- lharmos as etapas de controle realizadas pelo protocolo, que são: 1) Recebimento; 2) Registro; 3) Autuação; 4) Classificação; 5) Expedição/Distribuição; 6) Controle/Movimentação.

O que é um arquivo corrente?

Um arquivo corrente ou arquivo de gestão é o conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e frequência de uso.

Como os documentos chegam no arquivo corrente?

A passagem dos documentos do arquivo corrente para o intermediário chama-se transferência. A passagem dos documentos do arquivo intermediário para o permanente chama-se recolhimento. A passagem dos documentos do arquivo corrente para o arquivo permanente chama-se recolhimento.

Qual a diferença entre um arquivo corrente e um arquivo permanente?

Refere-se a uma classificação quanto à frequência de uso do documento: 1- Arquivo corrente ou primeira idade; 2- Arquivo intermediário ou segunda idade; 3- Arquivo permanente ou terceira idade. 1- Arquivo corrente ou primeira idade: Refere- se à guarda de documentos que são consultados com frequência.

Para que serve o arquivo permanente?

A função primordial dos arquivos permanentes é de recolher e tratar os documentos públicos depois de cumprirem as razões para qual ele foi criado. Os arquivos administrativos guardam os documentos produzidos ou recebidos pelas organizações durante o exercício governamental.

O que é arquivo permanente e intermediário?

Arquivo intermediário é o conjunto de documentos originários de arquivos correntes e que estão sendo pouco usados na rotina de trabalho e são armazenados temporariamente (prazo estabelecido pelo CONARQ) até a sua destinação final, podendo ser eliminados ou arquivados permanentemente.

Quais são as características dos arquivos permanentes?

Arquivo Permanente: É quando o documento não é mais usado e tem seu arquivamento definitivo e tendo um valor secundário. Normalmente ele passa a ter um valor histórico. ... São documento que já não tem utilidade administrativa, mas não podem ser eliminados.

Quais são os tipos de arquivos que existem?

Alguns dos tipos mais comuns são os seguintes:

  • PSD: gerado pelo Photoshop;
  • CDR: gerado pelo Corel Draw;
  • XML: arquivo gerado para documentos usados na internet;
  • SQL: arquivo específico para administração e dados;
  • TXT e WORD: arquivos de texto;
  • EXE: arquivo de execução;
  • ZIP e RAR: arquivos compactados;

O que é um arquivo setorial?

São as unidades responsáveis pelas atividades de arquivos semi-ativos, localizadas nas unidades administrativas e acadêmicas da Universidade, recebendo orientação técnica e normativa do Arquivo Central do SIARQ/UNICAMP.

Quais os métodos de arquivamento existentes?

Existem várias maneiras de se organizar os documentos, fundamentadas em quatro métodos básicos: alfabético, geográfico, numérico e ideográfico. O estudo das regras que compõem cada método é fundamental para que o concursando consiga resolver as questões sobre o assunto.

Em quais gêneros Os documentos podem ser classificados?

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.

Quais são as características que diferenciam os tipos de documentos?

Os tipos de documentos podem ser diferenciados pelas suas características intelectuais e físicas. do uso um aparelho para consultá-los, a periodicidade, etc. Características intelectuais: aqui temos o objetivo, o assunto, o conteúdo, o tipo de autor, a forma de difusão, a fonte, a originalidade, a acessibilidade, etc.

Quais tipos de documentos tem guarda permanente?

São considerados de guarda permanente os documentos indicados nas Tabelas de Temporalidade de Documentos das Atividades-Meio e das Atividades-Fim e todos os processos, expedientes e demais documentos produzidos, recebidos e acumulados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual até