[Jurídico] Diz-se da pessoa que move uma ação judicial contra outrem; que entra com uma ação judicial contra (algo ou alguém). substantivo masculino e feminino Pessoa que move uma ação contra outra; pleiteador ou demandador. Etimologia (origem da palavra demandante). Demandar + nte.
Demanda significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos.
Dentro do mercado de trabalho existem diferentes relações, como a oferta e a demanda, que se caracteriza na parcela de trabalho oferecido, ou seja, a quantidade de vagas de emprego, e a parcela de trabalhadores disponíveis para vender sua força de trabalho para essas vagas, o que muitas vezes é maior.
Quase todas as curvas de demanda compartilham a semelhança fundamental de suas inclinações serem decrescentes da esquerda para a direita, incorporando a lei da demanda: à medida que o preço aumenta, a quantidade demandada diminui, e de forma inversa, à medida que o preço diminui, a quantidade demandada aumenta.
Ponto de Pedido = Consumo médio x Tempo de Reposição + Estoque Mínimo. A automatização de processos para controle do estoque permite alcançar a excelência em termos de redução de custos e previsão de demanda.
Existem dois tipos de abordagens para a realização da previsão de demanda: a qualitativa e a quantitativa. Antes de mais nada, porém, o administrador deve ter claro algumas coisas para que o prognóstico seja o mais próximo do ideal: selecionar o produto ou serviço que será o foco da análise e o horizonte temporal.
O controle da demanda é feito a partir da elevação do fator de carga do sistema elétrico mantendo-a mais próxima do limite da especificação do consumidor através da programação da utilização das cargas, desta forma, fazendo o melhor uso da eletricidade.
Lidar com cenários mais estáveis é muito melhor!...Vejamos abaixo algumas estratégias para driblar ou amenizar a "demanda irregular".
Vimos que existem duas estratégias básicas para gerenciar a capacidade em serviços. A primeira consiste em “perseguir” a demanda, ou seja, se a demanda aumenta, a capacidade aumenta, e, se a demanda diminui, a capacidade também diminui.
A capacidade diz respeito a todo o volume de mercadoria (produtos ou serviços) que uma organização consegue produzir em determinado tempo. A demanda, por sua vez, refere-se à quantidade de produtos que o mercado precisa naquele momento. É exatamente a conciliação entre as duas que proporciona bons resultados.
O estudo de capacidade produtiva é essencial para gerenciar o fluxo operacional da sua empresa e tomar decisões mais assertivas. Sendo assim, ele serve para identificar a quantidade máxima de produtos ou serviços que uma empresa consegue produzir com os recursos disponíveis, em um determinado tempo.
Capacidade produtiva na análise de investimentos
Para chegar a um resultado, você deve dividir a produção por tempo pelo tempo produtivo. Veja um exemplo para ficar mais claro: Digamos que o resultado da produção por tempo de uma empresa seja 100 unidades/hora. Este número deve ser multiplicado por 8 horas por dia (tempo produtivo).
Capacidade efetiva (ou real): é aquela que o equipamento apresenta após o desconto de todos os tempos de parada necessários para que o equipamento ou o sistema implantado funcione adequadamente, que podem ser os tempos de manutenções programadas obrigatórias, os tempos de setup (preparação da máquina), os tempos de ...
A capacidade máxima de tração (ou CMT) é uma medida que indica o peso máximo que um veículo é capaz de tracionar, indicado pelo fabricante, baseado em condições sobre suas limitações de geração e multiplicação de momento de força e resistência dos elementos que compõem a transmissão.
Em linhas gerais, a sigla PBT tem o significado de Peso Bruto Total em um determinado veículo de carga. Ou seja, representa a capacidade máxima suportada por um veículo de transporte. O cálculo do número do Peso Bruto Total é feito através da soma do peso do veículo + peso da carroceria + peso da carga.
CAPACIDADE MÁXIMA DE TRAÇÃO (CMT) - máximo peso que a unidade de tração é capaz de tracionar, incluído o PBT da unidade de tração, limitado pelas suas condições de geração e multiplicação do momento de força, resistência dos elementos que compõem a transmissão.