O ponto de máximo e o ponto de mínimo de uma função do 2º grau são definidos pela concavidade da parábola, se está voltada para baixo ou para cima. Toda expressão na forma y = ax² + bx + c ou f(x) = ax² + bx + c, com a, b e c números reais, sendo a ≠ 0, é denominada função do 2º grau.
De forma rudimentar, pode-se dizer que a derivada de segunda ordem de uma função mede a taxa de variação da própria variação desta função. Por exemplo, a derivada de segunda ordem da posição de um objeto em relação ao tempo é a aceleração instantânea deste objeto, que seria a taxa de variação da velocidade do mesmo.
Se o vértice será ponto de máximo ou de mínimo, basta analisar a concavidade da parábola: Se a < 0, a parábola possui ponto de máximo. Se a > 0, a parábola possui ponto de mínimo. Observe que, quando a função possui duas raízes reais, xv ficará no ponto médio do segmento, cujas extremidades são as raízes da função.
x = p é chamado o (i) máximo absoluto de f se f(p) ≥ f(x) para todo x em Df . (ii) mínimo absoluto de f se f(p) ≤ f(x) para todo x em Df . Nestas definições, o número f(p) é denominado o valor máximo (ou mínimo) absoluto ou global de f e o ponto (p, f(p)) é chamado ponto de máximo (ou mínimo) global ou absoluto de f.
Um ponto estacionário a ∈ S é um ponto de sela se, para todo r > 0, existem x,y ∈ B(a;r) tais que f(x) < f(a) < f(y), ou seja, ∀r > 0,∃x,y ∈ B(a;r) : f(x) < f(a) < y.
Um ponto de extremo é um ponto em que f é definida e f′ muda de sinal. Em nosso caso: f é crescente antes de x = 0 x=0 x=0 , decrescente depois desse valor e, definida em x = 0 x=0 x=0 . Então, f tem um ponto máximo relativo em x = 0 x=0 x=0 .
Definição de Extremos Relativos Seja f uma função definida em c. intervalo (a, b) contendo c, tal que f(x) ≤ f(c) para todo x em (a, b). intervalo (a, b) contendo c, tal que f(x) ≥ f(c) para todo x em (a, b). Se f(c) é um extremo relativo de f, dizemos que ocorre um extremo relativo em x = c.
1. Se a função y=f(x) admite derivada em um ponto, dizemos que a função é derivável nesse ponto. 2. Se a função y=f(x) admite derivada em todos os pontos de um intervalo, dizemos que a função é derivável nesse intervalo.
Domínio, contradomínio e imagem são conjuntos numéricos que apresentam os elementos definidos por uma função. ... Nessa definição, o conjunto A é chamado de domínio, o conjunto B é o contradomínio, e existe ainda um subconjunto do conjunto B chamado imagem.
Temos ainda o ângulo reto, e os dois ângulos agudos, representados por α e β.