A lesão de Bankart ocorre em mais de 97% dos pacientes que sofrem o primeiro episódio traumático de luxação do ombro. Essa lesão é definida como o destacamento do complexo capsulolabral anteroinferior da glenoide, o que resulta em perda da altura labral e alongamento da banda anterior do ligamento glenoumeral inferior.
Lesão de Bankart: é uma lesão do labrum glenoidal antero-inferior, o principal ligamento estabilizador do ombro. Lesão de Hill-Sachs: é uma fratura impacção da região póstero-lateral do úmero (afundamento do osso)
A lesão de Bankart é o destacamento dos do lábio, ou labrum, da glenoide. A função do lábio glenoidal é servir de ancoragem para os ligamentos e aumentar a estabilidade da articulação. A lesão de Hill-Sachs é uma fratura por esmagamento da cabeça do úmero.
As capsuloplastias são realizadas para diminuir o volume capsular, que é considerado um dos fatores de instabilidade. Diversos autores relataram técnicas de encurtamento capsular, porém só depois da descrição de Neer (4,7,19) em 1980 que a técnica passou a ser mais utilizada.
Luxação do ombro - cirurgia A operação de Latarjet consiste em formar um batente ósseo, fixando com 2 parafusos um pequeno enxerto transferido da coracóide e impedindo assim a luxação da cabeça. Atualmente, é possível efetuar ambas as cirurgias com recurso a técnicas minimamente invasivas, isto é, artroscopia.
O ortopedista pode indicar o uso de anti-inflamatórios como ibuprofeno ou diclofenaco, ou analgésicos como dipirona ou paracetamol, para tratar a dor e a inflamação causadas pela luxação do ombro.
O que fazer em caso de luxação da articulação