21 Um critério de GHT “fora dos limites normais” é recomendável para estabelecer que um defeito de campo visual está presente em indivíduos com suspeita de neuropatia óptica glau- comatosa. 21 GHT apresentou elevada sensibilidade (97%) e especificidade (86%) para o reconhecimento de defeitos do campo visual.
Enxergar pontos luminosos sem olhar para a Via Láctea pode ser um sinal de que algo não vai bem. Apesar de a descrição soar quase poética, enxergar riscos ou feixes de luz repetidamente é sintoma de problemas variados, que vão de hipertensão arterial e enxaqueca a doenças oculares.
Pontos luminosos na visão. O que são "fiapinhos" e pontos que aparecem na visão? 1) se são pontos luminosos, trata-se de ilusões óticas provocadas por estimulação espontânea das células da retina. O cérebro interpreta como luz esses impulsos, embora eles tenham outra origem.
Os flutuadores oculares, também chamados “moscas volantes” são pequenos pontos pretos na visão que se movimentam lentamente à frente dos nossos olhos, dentro do nosso campo de visão.
Qual o motivo de enxergar com um pontinho preto passando na frente da visão? A causa mais comum de enxergar um pontinho preto que flutua na frente da visão é o descolamento do vítreo, uma gelatina que preenche o olho por dentro. Este é um processo natural que geralmente não apresenta perigo para a visão.
Com a presença crescente das moscas, adotei uma rotina específica durante os dois anos: duas vezes por dia, meia hora de ensolar (sunning), 15 minutos de balanceio (swinging) e uma hora diária de empalmar (palming).
Se você enxerga manchas ou pontos pretos se movimentando no seu campo de visão, saiba que moscas volantes é o termo correto para esse sintoma. Geralmente, elas são mais facilmente percebidas durante a leitura, em superfícies brancas ou dependendo da iluminação do local ou da posição do olhar.
Pontos pretos e flashes de luz são os principais sintomas do descolamento... Pontos pretos e flashes de luz são os principais sintomas do descolamento de retina. Problema deve ser tratado com urgência para que o paciente não deixe de enxergar.
Moscas volantes são pontos ou manchas que parecem flutuar no campo de visão. O problema ocorre devido a pequenas condensações no vítreo (gel que preenche a cavidade posterior do globo ocular), fazendo com que a luz seja bloqueada e uma sombra se projete na retina, dando a sensação de pontos de formas variadas.
Primeiramente o médico administra colírios para dilatar as pupilas e anestesiar os olhos do paciente. Então usa o laser, que se parece com uma lâmpada, para destruir as Moscas Volantes. Os pacientes participantes disseram sentir pressão durante o tratamento, mas o consideraram indolor.
O descolamento do vítreo não impede o uso de lentes de contato. O deslocamento do vítreo é uma condição que pode ocorrer espontaneamente com qualquer pessoa, não significa doença e também não causa prejuízo significativo na visão.
No descolamento de vítreo, o tratamento é efetuado de acordo com a gravidade e complicações associadas. Se houver rasgaduras na retina deve ser realizado laser. Se houver hemovítreo (sangue no vítreo), vítreo turvo ou “moscas volantes” que incomodem em demasia deve ser realizada vitrectomia.
Por aproximadamente 45 dias durante seis meses, 81 pacientes atendidos no ambulatório de oftalmologia do HC da Unicamp fizeram tratamento da fase aguda da toxoplasmose ocular com o medicamento sulfametoxazol-trimetoprim; depois desse período os pacientes foram divididos em dois grupos.
O tratamento mais comum na toxoplasmose ocular é o uso de combinação de medicamentos com propriedades do trimetoprim, sulfametoxazol ou intravítrea de clindamicina / dexametasona pirimetamina, sulfadiazina, clindamicina e predmisolona (corticosteroides).