A dor na mão pode acontecer devido a doenças auto-imunes, como artrite reumatoide e lúpus, ou devido a movimentos repetitivos, como no caso da tendinite e da tenossinovite.
A mão compreende inúmeras articulações, a carpometacárpica, metacarpofalangeana e interfalangeana. Todas são articulações sinoviais, sendo que a estruturalmente, as articulações metacarpofalangeana são condilóideas, as articulações interfalangeana são do tipo dobradiça (gínglimos).
É fácil reconhecer a dor nas articulações: um de seus sintomas é que mais de uma articulação é atingida e pode vir acompanhada da dificuldade de realizar movimentos musculares. Os quadros mais graves envolvem dor difusa, inflamações, sensação de queimação, dureza e rigidez. Eles são agravados com o movimento.
Veja algumas atividades:
Os medicamentos para o tratamento da artrose nas mãos e dedos incluem analgésicos como paracetamol ou anti-inflamatórios como ibuprofeno ou naproxeno, pois ajudam a controlar a dor e a inflamação nas articulações.
paracetamol) e antinflamatórios (ex. ibuprofeno) podem permitir aliviar a dor. O uso de ortóteses imobilizadoras apropriadas para a mão e a fisioterapia adequada também podem ser bastante úteis no tratamento, de uma forma natural e não invasiva.
Aprenda 4 soluções caseiras para tratar a cãibra
As contusões podem ser tratadas com gelo e anti-inflamatórios e normalmente a dor e o inchaço se resolvem em 2-3 dias, sem necessidade de imobilização.
O médico também poderá indicar o uso de pomadas anti-inflamatórias como Cataflan, Biofenac ou Gelol, realizando uma breve massagem no local da dor até que o produto seja completamente absorvido.
Como aliviar a tendinite
5 remédios caseiros para Tendinite
Remédios Alguns dos medicamentos que podem ser indicados são Ibuprofeno, Naproxena, Paracetamol, Cataflan, Voltaren e Calminex, por exemplo.
A medicação ou remédio para tendinite no ombro mais frequentemente usados, são os anti-inflamatórios não esteróides – AINE´s (tipo diclofenac, ibuprofeno ou mesmo inibidores da COX2 - coxibes).
Injeções de corticosteroides A injeção alivia os sintomas de tendinite. Contudo, é importante ter cautela nas aplicações porque enfraquecem o tendão e podem gerar rupturas.
Medicação anti-inflamatória - os medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios não-esteróides (AINE's), como por exemplo o ibuprofeno ou naproxeno permitem aliviar a dor e o edema (inchaço). Este tratamento medicamentoso, habitualmente, são prescritos em comprimidos.
O que fazer: O tratamento da dor no cotovelo deve ser feito por um ortopedista ou clínico geral e, normalmente, inclui o uso de anti-inflamatórios, como Naproxeno e fisioterapia.
O tratamento do cotovelo de tenista se baseia em repouso, uso de analgésico e fisioterapia. Casos graves podem exigir cirurgia. Junto do repouso, a aplicação de gelo também é bem-vinda. Analgésicos e antiinflamatórios são usados para amenizar a dor.
A tendinite é uma inflamação de um tendão, que liga o músculo ao osso. É possível praticar exercícios mesmo com tendinite mas existem cuidados necessários e exercícios que são desaconselhados, veja quais são nesse vídeo.
Tendinite patelar e exercícios super slow Em estágios mais leves, a tendinite patelar não impede a realização de exercícios ou esporte, com queixa de dor apenas após a atividade. Porém, em fases mais avançadas, a dor pode ser incapacitante e impedir a prática esportiva.
Segundo o médico, estas inflamações acontecem quando os músculos e tendões não estão preparados para determinadas atividades. Por isso, a melhor prevenção seria a prática de atividades físicas, incluindo exercícios de alongamento e fortalecimento muscular.
Não. A bursite é uma inflamação no ombro geralmente secundária a outra doença, como tendinite. Primeiramente é necessário tratar a causa, para assim melhorar a inflamação para somente depois manter o alongamento e o fortalecimento em uma academia.
Confira alguns exercícios que podem ajudar no tratamento da bursite:
Treino de musculação para portadores de bursite Uma das causas mais comuns das crises de bursite, são os movimentos repetitivos. Eles acabam gerando crises, devido ao impacto consecutivo na articulação. Portanto, se você apresenta casos de bursite, deve evitar ao máximo, fazer treinos sempre iguais.
Elevação frontal com a mão pronada: sentado em uma cadeira com as costas apoiadas no encosto, segurando um halter em cada mão e os braços abaixados na largura do corpo, eleve os braços até a altura dos ombros com as mãos pronadas. Faça 3 séries com 20 repetições.
O tratamento para a bursite no ombro pode ser feito com o uso de anti-inflamatórios, como Diclofenaco, Tilatil e Celestone, por 7 a 14 dias. Mas, além disso, é importante dar repouso à articulação, mantendo-se longe do trabalho, se possível.
Um excelente remédio caseiro para a bursite aguda é a aplicação de compressas de gelo na articulação afetada, durante 15 a 20 minutos, cerca de 4 vezes ao dia, por 3 a 5 dias. Este tratamento terá melhor efeito na fase aguda da inflamação, principalmente quando há dor, inchaço e vermelhidão.
Alongamento posterior O alongamento é um exercício extremamente eficaz no combate à dor e deve ser feito dentro de um limite confortável. Forçar demais as estruturas musculoesqueléticas não é recomendado. De pé, posicione-se de costas para o batente de uma porta.
O médico ortopedista pode indicar também a toma de remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, que são utilizados para diminuir a dor e a inflamação, e aplicação de uma pomada anti-inflamatória, como Cataflan, em todo ombro.
Alongamento com fita Sentado, segure um punho com a mão oposta, mantendo a palma virada para baixo. Mantenha o braço e o ombro deste lado bem relaxado. A mão que estiver segurando deve sacudir a outra, até sentir um leve formigamento ou relaxamento da mão sacudida. Descanse, observe o corpo e repita com a outra mão.